Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32119

Compartilhe esta página

Título: Elaboração de literatura de cordel para o ensino de fungos no ensino fundamental
Autor(es): BRITO, Glória Felix de
Palavras-chave: Fungos; Ensino Fundamental; Literatura de Cordel; Material Didático
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: BRITO, G. F.
Abstract: A micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino dessa temática desafiador, visto que é uma ciência de difícil dimensionamento tornando-a de difícil compreensão, além de ser abordada no ensino fundamental de forma tradicional e predominantemente expositiva, acarretando em uma aprendizagem parcial e desfavorecendo a efetiva construção do conhecimento. Nessa perspectiva, os recursos didáticos são ferramentas que subsidiam as práticas de ensino, sendo a Literatura de Cordel, enquanto recurso didático, capaz de auxiliar na construção do conhecimento, além de promover o resgate da cultural regional. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar cordéis para o ensino de fungos no ensino fundamental, amparados na linguagem adequada em consultada a livros didáticos de ciências das séries finais. Respeitando as regras de metrificação dos versos de cordel, foi escolhido a modalidade sextilha, que consiste no segundo, quarto e sexto versos rimando entre si, deixando o primeiro, terceiro e quinto versos brancos, ou seja, sem rimar, confeccionando as rimas e abordando o conteúdo levando em consideração uma linguagem adequada para o ensino fundamental, além da elaboração de desenhos representativos de xilogravura para ilustrar os folhetos dos cordéis. Executando a metodologia supracitada, obteve-se dois cordéis que retratam as características e principais informações sobre os fungos, além de vincular a temática com o cotidiano do aluno, visando a aprendizagem significativa. A literatura de cordel, configura-se como um recurso didático de baixo custo, desperta no aluno a criatividade e a reflexão do conteúdo abordado, rompe com o ensino tradicional e traz uma abordagem divertida a temática, motivando-o a aprendizagem do conteúdo, nesse caso, ao ensino de fungos. A literatura de cordel, enquanto recurso didático, pode contribuir nas práticas pedagógicas, além de configurar-se como um resgate da cultura nordestina.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32119
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, Glória Felix de.pdf900,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons