Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32119

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Idjane de Santana-
dc.contributor.authorBRITO, Glória Felix de-
dc.date.accessioned2019-09-02T20:02:24Z-
dc.date.available2019-09-02T20:02:24Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2019-09-02-
dc.identifier.citationBRITO, G. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32119-
dc.description.abstractA micologia é a ciência que estuda os fungos, sendo o ensino dessa temática desafiador, visto que é uma ciência de difícil dimensionamento tornando-a de difícil compreensão, além de ser abordada no ensino fundamental de forma tradicional e predominantemente expositiva, acarretando em uma aprendizagem parcial e desfavorecendo a efetiva construção do conhecimento. Nessa perspectiva, os recursos didáticos são ferramentas que subsidiam as práticas de ensino, sendo a Literatura de Cordel, enquanto recurso didático, capaz de auxiliar na construção do conhecimento, além de promover o resgate da cultural regional. Assim, a pesquisa teve como objetivo elaborar cordéis para o ensino de fungos no ensino fundamental, amparados na linguagem adequada em consultada a livros didáticos de ciências das séries finais. Respeitando as regras de metrificação dos versos de cordel, foi escolhido a modalidade sextilha, que consiste no segundo, quarto e sexto versos rimando entre si, deixando o primeiro, terceiro e quinto versos brancos, ou seja, sem rimar, confeccionando as rimas e abordando o conteúdo levando em consideração uma linguagem adequada para o ensino fundamental, além da elaboração de desenhos representativos de xilogravura para ilustrar os folhetos dos cordéis. Executando a metodologia supracitada, obteve-se dois cordéis que retratam as características e principais informações sobre os fungos, além de vincular a temática com o cotidiano do aluno, visando a aprendizagem significativa. A literatura de cordel, configura-se como um recurso didático de baixo custo, desperta no aluno a criatividade e a reflexão do conteúdo abordado, rompe com o ensino tradicional e traz uma abordagem divertida a temática, motivando-o a aprendizagem do conteúdo, nesse caso, ao ensino de fungos. A literatura de cordel, enquanto recurso didático, pode contribuir nas práticas pedagógicas, além de configurar-se como um resgate da cultura nordestina.pt_BR
dc.format.extent44 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFungospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.titleElaboração de literatura de cordel para o ensino de fungos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796661H6pt_BR
dc.description.abstractxMycology is the science that studies fungi, and the teaching of this theme is challenging, since it is a science of difficult scaling making it difficult to understand, in addition to being approached in elementary school in a traditional and predominantly expositive way, leading to partial learning and disfavoring the effective construction of knowledge. From this perspective, didactic resources are tools that subsidize teaching practices, being the Cordel Literature, as didactic resource, able to assist in the construction of knowledge, besides promoting the rescue of the regional culture. Thus, the research had as objective to elaborate cordels for the fungi teaching in the elementary school, supported in the suitable language consulted in didactic books of sciences of the final series. Respecting the rules of metrification of the verses, the sextilha mode was chosen, consisting of the second, fourth and sixth verses rhyming among themselves, leaving the first, third and fifth white verses, that is, without rhyming, elaborating the rhymes and approaching the content taking into account a language suitable for elementary education, besides the elaboration of representative woodcut drawings to illustrate the leaflets of the cordel. Following the abovementioned methodology, two cordels were obtained that portray the characteristics and main information about the fungi, in addition to linking the theme with the daily life of the student, aiming at meaningful learning. The cordel literature is a low-cost didactic resource, awakens in the student the creativity and reflection of the content addressed, breaks with traditional teaching and brings a fun approach to the subject, motivating him to learn the content, in this case, to the teaching of fungi. Cordel literature, as a didactic resource, can contribute to pedagogical practices, as well as being a rescue of Northeastern culture.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRITO, Glória Felix de.pdf900,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons