Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32113
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli | - |
dc.contributor.author | HATORI, Breno Hiroshi | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T19:39:45Z | - |
dc.date.available | 2019-09-02T19:39:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32113 | - |
dc.description.abstract | Novas tecnologias aplicadas à educação fizeram com que o ritmo de produção de conteúdo didático, principalmente os em suporte digital, crescessem de forma exponencial. Esse novo ritmo trouxe consigo uma nova necessidade, gerenciar um grande volume de conteúdo didático digital, atividade não trivial para gestores, principalmente se não houver o auxílio das Tecnologias da informação e comunicação (TICS) para isso. A falta de gestão perante o acervo de material didático acarreta no afastamento do seu propósito assim como diversos outros prejuízos para a instituição. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é propor/apresentar uma solução baseada em Repositórios de Objetos de aprendizagem (ROA) para garantir o gerenciamento de acervos de Objetos de Aprendizagem (OA) produzidos nos cursos, enfatizando os cursos da modalidade a distância de instituições de ensino superior. Além disso, apresentamos uma experiência de uso da solução proposta nos cursos da modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Sistema de gerenciamento de objetos de aprendizagem: uma experiência na educação a distância da Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7465148175791735 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The new technologies applied to education made the rate of production of didactic content, especially those in digital support, grow exponentially way. This new growth in rhythm brought with it a new need, managing a large volume of digital didactic content, non-trivial activity for managers, especially if there is no help from Information and Communication Technologies (TICS) for this. The lack of management of the collection of didactic material results in the removal of its purpose as well as several other damages to the institution. In this case, the objective of this work is to propose a solution based on Learning Object Repositories (ROA) to ensure the management of Learning Object collections (OA) produced in the courses, emphasizing distance learning courses in higher education institutions. In addition, we present an experience of using the solution proposed in the distance modality courses of the Federal University of Pernambuco (UFPE), higher education institute that has been working for more than 10 years with distance education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Breno Hiroshi Hatori.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons