Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32113

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorHATORI, Breno Hiroshi-
dc.date.accessioned2019-09-02T19:39:45Z-
dc.date.available2019-09-02T19:39:45Z-
dc.date.issued2017-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32113-
dc.description.abstractNovas tecnologias aplicadas à educação fizeram com que o ritmo de produção de conteúdo didático, principalmente os em suporte digital, crescessem de forma exponencial. Esse novo ritmo trouxe consigo uma nova necessidade, gerenciar um grande volume de conteúdo didático digital, atividade não trivial para gestores, principalmente se não houver o auxílio das Tecnologias da informação e comunicação (TICS) para isso. A falta de gestão perante o acervo de material didático acarreta no afastamento do seu propósito assim como diversos outros prejuízos para a instituição. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é propor/apresentar uma solução baseada em Repositórios de Objetos de aprendizagem (ROA) para garantir o gerenciamento de acervos de Objetos de Aprendizagem (OA) produzidos nos cursos, enfatizando os cursos da modalidade a distância de instituições de ensino superior. Além disso, apresentamos uma experiência de uso da solução proposta nos cursos da modalidade a distância da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleSistema de gerenciamento de objetos de aprendizagem: uma experiência na educação a distância da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe new technologies applied to education made the rate of production of didactic content, especially those in digital support, grow exponentially way. This new growth in rhythm brought with it a new need, managing a large volume of digital didactic content, non-trivial activity for managers, especially if there is no help from Information and Communication Technologies (TICS) for this. The lack of management of the collection of didactic material results in the removal of its purpose as well as several other damages to the institution. In this case, the objective of this work is to propose a solution based on Learning Object Repositories (ROA) to ensure the management of Learning Object collections (OA) produced in the courses, emphasizing distance learning courses in higher education institutions. In addition, we present an experience of using the solution proposed in the distance modality courses of the Federal University of Pernambuco (UFPE), higher education institute that has been working for more than 10 years with distance education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Breno Hiroshi Hatori.pdf3,32 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons