Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32062

Comparte esta pagina

Título : Construção de livro pop-up como recurso didático para abordagem do sistema muscular no ensino médio
Autor : MEDEIROS, Maria Inez da Silva Santana
Palabras clave : Biologia; Material Didático; Livro pop-up
Fecha de publicación : 25-jun-2019
Citación : MEDEIROS, M. I. S. S.
Resumen : Atualmente, muitos professores da disciplina Biologia enfrentam diversos desafios, para empregar estratégias didáticas que proporcionem um bom desenvolvimento cognitivo do estudante. Geralmente esses professores utilizam em suas aulas, recursos tradicionais como livro didático, caneta e quadro branco, que por sua vez não estimulam o interesse da maioria dos estudantes. Para o ensino da Histologia é necessário seria necessário a presença de laboratórios adequados, equipados com materiais em boas condições de uso. No entanto nem todas escolas possuem essa estrutura adequada. Assim, para enfrentar essas dificuldades, o uso de modelos didáticos em sala pode ser um recurso inovador que colabora com a aprendizagem do aluno. Os modelos didáticos em alto-relevo e coloridos são auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem. Além da característica visual, os modelos permitem que o estudante possa manusear o material, visualizando-o através de vários ângulos, possibilitando uma melhor assimilação sobre o conteúdo abordado). Desta forma, o livro pop-up é um instrumento lúdico que tem como função simplificar o entendimento e a aprendizagem. Sendo assim, neste trabalho teve o objetivo de elaborar um, livro pop-up sobre sistema muscular e analisar as possibilidades de uso deste recurso através de informações dos professores sobre o recurso, coletadas através de questionário. As informações obtidas através dos questionários aplicados com três professores, foram examinados através de análise de Bardin. E a priori foram definidas as categorias: 1 percepção e função; 2 valorização e utilização. A partir da análise das respostas dos professores, foi possível observar que o modelo foi bem avaliado e considerado como ferramenta de apoio facilitando o processo de ensino- aprendizagem. “É um recurso didático inovador, elaborado para facilitar a apresentação de conteúdos importantes”. Fala de um dos professores.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32062
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MEDEIROS, MARIA INEZ DA SILVA SANTANA.pdf3,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons