Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32062
Compartilhe esta página
Título: | Construção de livro pop-up como recurso didático para abordagem do sistema muscular no ensino médio |
Autor(es): | MEDEIROS, Maria Inez da Silva Santana |
Palavras-chave: | Biologia; Material Didático; Livro pop-up |
Data do documento: | 25-Jun-2019 |
Citação: | MEDEIROS, M. I. S. S. |
Abstract: | Atualmente, muitos professores da disciplina Biologia enfrentam diversos desafios, para empregar estratégias didáticas que proporcionem um bom desenvolvimento cognitivo do estudante. Geralmente esses professores utilizam em suas aulas, recursos tradicionais como livro didático, caneta e quadro branco, que por sua vez não estimulam o interesse da maioria dos estudantes. Para o ensino da Histologia é necessário seria necessário a presença de laboratórios adequados, equipados com materiais em boas condições de uso. No entanto nem todas escolas possuem essa estrutura adequada. Assim, para enfrentar essas dificuldades, o uso de modelos didáticos em sala pode ser um recurso inovador que colabora com a aprendizagem do aluno. Os modelos didáticos em alto-relevo e coloridos são auxiliadores no processo de ensino-aprendizagem. Além da característica visual, os modelos permitem que o estudante possa manusear o material, visualizando-o através de vários ângulos, possibilitando uma melhor assimilação sobre o conteúdo abordado). Desta forma, o livro pop-up é um instrumento lúdico que tem como função simplificar o entendimento e a aprendizagem. Sendo assim, neste trabalho teve o objetivo de elaborar um, livro pop-up sobre sistema muscular e analisar as possibilidades de uso deste recurso através de informações dos professores sobre o recurso, coletadas através de questionário. As informações obtidas através dos questionários aplicados com três professores, foram examinados através de análise de Bardin. E a priori foram definidas as categorias: 1 percepção e função; 2 valorização e utilização. A partir da análise das respostas dos professores, foi possível observar que o modelo foi bem avaliado e considerado como ferramenta de apoio facilitando o processo de ensino- aprendizagem. “É um recurso didático inovador, elaborado para facilitar a apresentação de conteúdos importantes”. Fala de um dos professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32062 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, MARIA INEZ DA SILVA SANTANA.pdf | 3,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons