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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32060
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Título: | Trabalhando a ludicidade no ensino da Morfologia vegetal na Angiosperma |
Autor(es): | OLIVEIRA, Oziana Ferreira da Silva |
Palavras-chave: | Botânica- Ensino; Jogos Educativos |
Data do documento: | 27-Jun-2019 |
Citação: | OLIVEIRA, O. F. S. |
Abstract: | A ludicidade pode ser vivenciada em qualquer idade e ser trabalhada de várias formas, não se restringe apenas como diversão. Podendo ser utilizada como instrumento pedagógico vinculado a educação, contribui com o desenvolvimento pessoal, social, cultural, e intelectual, promovendo a socialização e o conhecimento. A utilização de ferramentas lúdicas como o jogo didático ajuda o professor a tornar a aula mais dinâmica e participativa, uma vez que o ensino da Botânica vem sendo trabalhado de forma técnica, sistemática e fatídica, onde apenas se é passado listas de nomes científicos e palavras isoladas de difícil compreensão que foge da realidade do estudante. A partir dessa perspectiva foi pensado na implementação da ludicidade através de jogos didáticos para despertar o interesse dos alunos na temática que se refere à Botânica de maneira mais dinâmica facilitando o ensino-aprendizado.Para isso, foram desenvolvidos dois jogos didáticos com o conteúdo referente a morfologia das angiospermas, de uma forma lúdica, com a finalidade de substituir uma aula tradicional. Os jogos utilizados foram, o jogo do “dado morfológico” e o jogo da “memória morfológica”, ambos abordando os conteúdos de forma simplificada facilitando a compreensão dos alunos. Para serem aplicados em dois grupos de voluntários de Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), sendo um grupo de Ciências Biológicas e o outro de Educação Física, visando analisar a aplicabilidade do material didático desenvolvido. Para isso foram desenvolvidos dois exercícios avaliativos para serem aplicados, um antes dos jogos com a finalidade de averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes e outro após os jogos, para investigar os conhecimentos adquiridos. As analise das respostas dadas pelos alunos foram descrita através de gráficos. No qual podemos observar os seguintes resultados: os voluntários de biologia no exercício avaliativo anterior dos jogos suas notas variaram de 5,8 a 10, com média de 7,6. E após os jogos as notas do exercício avaliativo referente aos conhecimentos adquiridos variaram de 6,1 a 10, com media de 8,3. Encanto que os estudantes de Educação Física antes dos jogos os exercícios avaliativos que investigavam os conhecimentos prévios tiveram notas de 4,0 a 8,4 com media de 5,5, e os exercícios avaliativos aplicado após os jogos para averiguar os conhecimentos adquiridos tiveram notas entre 4,8 e 10, com media de 7,2. Através dos resultados das medis dos grupos pode-se perceber que os estudantes de Educação Física obtiveram um bom desempenho em seus resultados finais na media de 5,5 para 7,2. Em quanto os estudantes de biologia obtiveram uma leve melhora, isso se deu pelo fato dos voluntários de biologia já ter tido o contato com o conteúdo anteriormente durante a graduação. Outros fatores analisados com a aplicação dos jogos foram às opiniões dos voluntários com relação ao material utilizado. Na qual eles tiveram uma boa aceitabilidade afirmando que foi divertido contribuiu com o entendimento dos conceitos da Botânica trabalhados, facilitou o entendimento de forma positiva ajudando no ensino-aprendizagem. A ludicidade proposta nesse trabalho teve por finalidade desenvolver novas formas de transmitir o conhecimento, visando abordar os conteúdos referente a botânica de uma forma mais simples, desmitificando os conceitos cientifico que muitas das vezes são considerados complexos pelos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32060 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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