Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32060
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Kleber Andrade da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Oziana Ferreira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T21:06:32Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T21:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, O. F. S. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32060 | - |
dc.description.abstract | A ludicidade pode ser vivenciada em qualquer idade e ser trabalhada de várias formas, não se restringe apenas como diversão. Podendo ser utilizada como instrumento pedagógico vinculado a educação, contribui com o desenvolvimento pessoal, social, cultural, e intelectual, promovendo a socialização e o conhecimento. A utilização de ferramentas lúdicas como o jogo didático ajuda o professor a tornar a aula mais dinâmica e participativa, uma vez que o ensino da Botânica vem sendo trabalhado de forma técnica, sistemática e fatídica, onde apenas se é passado listas de nomes científicos e palavras isoladas de difícil compreensão que foge da realidade do estudante. A partir dessa perspectiva foi pensado na implementação da ludicidade através de jogos didáticos para despertar o interesse dos alunos na temática que se refere à Botânica de maneira mais dinâmica facilitando o ensino-aprendizado.Para isso, foram desenvolvidos dois jogos didáticos com o conteúdo referente a morfologia das angiospermas, de uma forma lúdica, com a finalidade de substituir uma aula tradicional. Os jogos utilizados foram, o jogo do “dado morfológico” e o jogo da “memória morfológica”, ambos abordando os conteúdos de forma simplificada facilitando a compreensão dos alunos. Para serem aplicados em dois grupos de voluntários de Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico de Vitória (UFPE-CAV), sendo um grupo de Ciências Biológicas e o outro de Educação Física, visando analisar a aplicabilidade do material didático desenvolvido. Para isso foram desenvolvidos dois exercícios avaliativos para serem aplicados, um antes dos jogos com a finalidade de averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes e outro após os jogos, para investigar os conhecimentos adquiridos. As analise das respostas dadas pelos alunos foram descrita através de gráficos. No qual podemos observar os seguintes resultados: os voluntários de biologia no exercício avaliativo anterior dos jogos suas notas variaram de 5,8 a 10, com média de 7,6. E após os jogos as notas do exercício avaliativo referente aos conhecimentos adquiridos variaram de 6,1 a 10, com media de 8,3. Encanto que os estudantes de Educação Física antes dos jogos os exercícios avaliativos que investigavam os conhecimentos prévios tiveram notas de 4,0 a 8,4 com media de 5,5, e os exercícios avaliativos aplicado após os jogos para averiguar os conhecimentos adquiridos tiveram notas entre 4,8 e 10, com media de 7,2. Através dos resultados das medis dos grupos pode-se perceber que os estudantes de Educação Física obtiveram um bom desempenho em seus resultados finais na media de 5,5 para 7,2. Em quanto os estudantes de biologia obtiveram uma leve melhora, isso se deu pelo fato dos voluntários de biologia já ter tido o contato com o conteúdo anteriormente durante a graduação. Outros fatores analisados com a aplicação dos jogos foram às opiniões dos voluntários com relação ao material utilizado. Na qual eles tiveram uma boa aceitabilidade afirmando que foi divertido contribuiu com o entendimento dos conceitos da Botânica trabalhados, facilitou o entendimento de forma positiva ajudando no ensino-aprendizagem. A ludicidade proposta nesse trabalho teve por finalidade desenvolver novas formas de transmitir o conhecimento, visando abordar os conteúdos referente a botânica de uma forma mais simples, desmitificando os conceitos cientifico que muitas das vezes são considerados complexos pelos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Botânica- Ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos Educativos | pt_BR |
dc.title | Trabalhando a ludicidade no ensino da Morfologia vegetal na Angiosperma | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705397A6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Playfulness can be experienced at any age and be worked in various ways, not just restricted to fun. It can be used as a pedagogical instrument linked to education, it contributes to personal, social, cultural, and intellectual development, promoting socialization and knowledge. The use of play tools such as the didactic game helps the teacher to make the class more dynamic and participative, since the teaching of botany has been worked in a technical, systematic and fateful way, where only if it is past lists of scientific names and words isolated from difficult understanding that escapes the reality of the student. From this perspective it was conceived in the implementation of playfulness through didactic games to awaken the interest of the students in the subject that refers to the Botany in a more dynamic way facilitating the teaching-learning. For this, two didactic games were developed with the content referring to the morphology of angiosperms, in a playful way, with the purpose of replacing a traditional classroom. The games used were the game of "morphological data" and the game of "morphological memory", both approaching the contents in a simplified way facilitating students' understanding. To be applied in two groups of volunteers of the Federal University of Pernambuco - Academic Center of Vitória (UFPE-CAV), one group of Biological Sciences and the other one of Physical Education, aiming to analyze the applicability of the didactic material developed. For that, two evaluative exercises were developed to be applied, one before the games for the purpose of ascertaining the previous knowledge of the students and another one after the games, to investigate the acquired knowledge. The analysis of the answers given by the students was described through graphs. In which we can observe the following results: the volunteers of biology in the previous evaluative exercise of the games their grades ranged from 5.8 to 10, with a mean of 7.6. And after the games the grades of the evaluation exercise related to the knowledge acquired ranged from 6.1 to 10, with an average of 8.3. It was a pleasure that students of Physical Education before the games the evaluation exercises that investigated the previous knowledge had scores of 4.0 to 8.4 with a mean of 5.5, and the evaluation exercises applied after the games to ascertain the acquired knowledge had notes between 4.8 and 10, with an average of 7.2. Through the results of the medis of the groups it can be seen that the students of Physical Education obtained a good performance in their final results in the average of 5.5 to 7.2. As far as the biology students got a little better, this was due to the fact that biology volunteers already had contact with the content during graduation. Other factors analyzed with the application of the games were the opinions of the volunteers regarding the material used. In which they had a good acceptability stating that it was fun contributed to the understanding of the concepts of Botany worked, facilitated understanding in a positive way helping in teaching-learning. The ludicity proposed in this work had the purpose of developing new ways of transmitting knowledge, aiming to approach the contents referring to botany in a simpler way, demystifying the scientific concepts that are often considered complex by the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Oziana Ferreira da Silva.pdf | 906,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons