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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32054
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Título: | A formação de professores de ciências e a inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular: o caso de uma escola municipal em Chã de Alegria e Vitória de Santo Antão-PE |
Autor(es): | SILVA, Dhara Nataly Beltrão Pessoa da |
Palavras-chave: | Formação de Professores; Ensino de Ciências; Educação Inclusiva; Deficiência Intelectual |
Data do documento: | 11-Jun-2019 |
Citação: | SILVA, D. N. B. P. |
Abstract: | A Inclusão de alunos que tem necessidades especificas vêm mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a um recente paradigma de escola inclusiva, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aulas, do ensino regular. Porém, para que o aluno com deficiência intelectual seja realmente incluído no ensino regular, a escola deve estar preparada e os professores capacitados para receber os alunos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar práticas pedagógicas de professores de Ciências, diante da inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula inclusiva. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativa, utilizando um questionário como instrumento de coleta no qual se mostrou o olhar dos docentes para com a inclusão de alunos com deficiência intelectual, verificando sua formação e as estratégias utilizadas pelos mesmos. O questionário, de perguntas abertas foi aplicado em duas escolas municipais na cidade de Chã de Alegria e Vitória de Santo Antão, Pernambuco com professores do ensino de ciências. Por meio da análise dos dados, utilizando a análise do conteúdo, foi possível sinalizar para algumas considerações: os professores de Ciências não estão preparados para ensinar alunos com deficiência intelectual, por desconhecimento neste campo; alguns não receberam em sua formação inicial ou continuada, conhecimentos acerca da educação de alunos com deficiência; as ações didáticas demonstraram total distanciamento das necessidades específicas dos alunos em questão; a falta de capacitação em serviço é apontada como indicativo dessas dificuldades; embora acreditando no paradigma da inclusão escolar de alunos com deficiências, acham-se não estarem, ainda, prontos para atuar com todas as diferenças. Tomando todos esses indicativos, podemos perceber que o princípio fundamental da inclusão está sendo garantido, apenas, em relação à matrícula, no entanto, a condição de permanência, por meio da aprendizagem torna-se um grande desafio. Conclui-se também, que, embora os professores de Ciências que não tem uma formação especifica, eles demonstram dificuldades na ação pedagógica, todos acreditam que aceitar, conviver e procurar ajudar nas necessidades específicas dos alunos é muito importante, além de saber conviver com elas, é fundamental para a inclusão, no entanto fica mais fácil se todos puderem receber uma boa formação que tratem sobre essas questões. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32054 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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