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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32054
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTANA, Maria Zélia de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Dhara Nataly Beltrão Pessoa da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T19:58:33Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T19:58:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. N. B. P. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32054 | - |
dc.description.abstract | A Inclusão de alunos que tem necessidades especificas vêm mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a um recente paradigma de escola inclusiva, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aulas, do ensino regular. Porém, para que o aluno com deficiência intelectual seja realmente incluído no ensino regular, a escola deve estar preparada e os professores capacitados para receber os alunos. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é analisar práticas pedagógicas de professores de Ciências, diante da inclusão do aluno com deficiência intelectual em sala de aula inclusiva. Por meio de uma pesquisa de cunho qualitativa, utilizando um questionário como instrumento de coleta no qual se mostrou o olhar dos docentes para com a inclusão de alunos com deficiência intelectual, verificando sua formação e as estratégias utilizadas pelos mesmos. O questionário, de perguntas abertas foi aplicado em duas escolas municipais na cidade de Chã de Alegria e Vitória de Santo Antão, Pernambuco com professores do ensino de ciências. Por meio da análise dos dados, utilizando a análise do conteúdo, foi possível sinalizar para algumas considerações: os professores de Ciências não estão preparados para ensinar alunos com deficiência intelectual, por desconhecimento neste campo; alguns não receberam em sua formação inicial ou continuada, conhecimentos acerca da educação de alunos com deficiência; as ações didáticas demonstraram total distanciamento das necessidades específicas dos alunos em questão; a falta de capacitação em serviço é apontada como indicativo dessas dificuldades; embora acreditando no paradigma da inclusão escolar de alunos com deficiências, acham-se não estarem, ainda, prontos para atuar com todas as diferenças. Tomando todos esses indicativos, podemos perceber que o princípio fundamental da inclusão está sendo garantido, apenas, em relação à matrícula, no entanto, a condição de permanência, por meio da aprendizagem torna-se um grande desafio. Conclui-se também, que, embora os professores de Ciências que não tem uma formação especifica, eles demonstram dificuldades na ação pedagógica, todos acreditam que aceitar, conviver e procurar ajudar nas necessidades específicas dos alunos é muito importante, além de saber conviver com elas, é fundamental para a inclusão, no entanto fica mais fácil se todos puderem receber uma boa formação que tratem sobre essas questões. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.title | A formação de professores de ciências e a inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular: o caso de uma escola municipal em Chã de Alegria e Vitória de Santo Antão-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253191U1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion of students with specific needs has been mobilizing society and the entire school community in the face of a recent inclusive school paradigm, where all students should be included in the classrooms of regular education. However, in order for the pupil with intellectual disability to actually be included in regular schooling, the school must be prepared and teachers trained to receive students. Therefore, the objective of this work is to analyze pedagogical practices of science teachers, in view of the inclusion of students with intellectual disabilities in an inclusive classroom. Through a qualitative research, using a questionnaire as an instrument of collection in which the teachers' view of the inclusion of students with intellectual disabilities was verified, verifying their formation and the strategies used by them. The open-ended questionnaire was applied at two municipal schools in the city of Chã de Alegria and Vitória de Santo Antão, Pernambuco, with teachers of science education. Through the analysis of the data, using content analysis, it was possible to signal for some considerations: Science teachers are not prepared to teach students with intellectual disabilities, due to lack of knowledge in this field; some did not receive, in their initial or continuing education, knowledge about the education of students with disabilities; the didactic actions showed total distance from the specific needs of the students in question; the lack of in-service training is indicated as indicative of these difficulties; although believing in the paradigm of school inclusion of students with disabilities, they are not yet ready to act with all the differences. Taking all these indicatives, we can see that the fundamental principle of inclusion is being guaranteed, only in relation to enrollment, however, the condition of permanence through learning becomes a great challenge. It is also concluded that, although teachers of Science who do not have a specific training, they demonstrate difficulties in the pedagogical action, everyone believes that accepting, coexisting and seeking to help the students' specific needs is very important, as well as being able to live with them, is key to inclusion, but it is easier if everyone can receive good training to address these issues. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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