Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32053
Compartilhe esta página
Título: | O uso do RPG (role-playing game) como ferramenta alternativa para auxiliar na aprendizagem do reino fungi com alunos do ensino médio |
Autor(es): | SILVA, Diêgo Vinicíus da |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências; Jogo Didático; Reino Fungi; Role-playing Game |
Data do documento: | 26-Jun-2019 |
Citação: | SILVA, D. V. |
Abstract: | O Ensino de Biologia nas escolas e principalmente no ensino médio tem sido um verdadeiro desafio para os docentes, de forma que, são muitos conteúdos para serem trabalhados dentro da quantidade de aulas disponibilizadas. Essas deficiências acarretam em aulas decorativas exclusivamente pelo livro didático/data show. Ainda assim quando se fala em conteúdos sobre o reino Fungi, essa situação se agrava ainda mais, de forma que se trata de seres eucariontes, uni ou multicelulares, no qual grande maioria das escolas não possuem laboratórios de ciências para a execução das aulas. No entanto, o uso de jogos e internet para abordagem do conteúdo possibilita que os discentes possam apreender novos conceitos científicos e didáticos. A utilização do RPG (role-playing game) tem crescido bastante, isto porque educadores começaram a utiliza-lo como ferramenta de auxilio pedagógico. O foco do RPG está em unir teoria e prática, ao aplicar atividades com base no conteúdo para auxiliar na construção do aprendizado do indivíduo. Assim o presente estudo, tem como objetivo elaborar um role-playing game (RPG), com o intuito de melhorar os métodos de ensino e aprendizagem de fungos, aplicados por professores de ensino médio. O jogo consiste na disseminação de um fungo com parâmetros mortais, que tem a capacidade de se espalhar rapidamente, com isto, a turma será dividida em dois grupos, o qual um deles representará o fungo, e ao outro grupo corresponde a responsabilidade de combater este eucarionte, buscando a cura. Para isto acontecer, ambos os grupos, necessitam responder perguntas corretamente sobre o conteúdo de fungos e também ampliar a aplicação desse conteúdo, para além da eficiência na decomposição da cadeia alimentar. Como resultados têm-se que o uso jogo RPG como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo de fungos, se apresenta mais atraente e ao mesmo tempo, enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos. Dessa forma o Jogo se torna importante no ensino da biologia e mais precisamente no ensino de fungos uma vez que sua realização pode ser trabalhada de acordo com a realidade e recursos da escola e dos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32053 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Diêgo Vinicíus.pdf | 647,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons