Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32053

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Idjane Santana de-
dc.contributor.authorSILVA, Diêgo Vinicíus da-
dc.date.accessioned2019-08-29T19:45:40Z-
dc.date.available2019-08-29T19:45:40Z-
dc.date.issued2019-06-26-
dc.date.submitted2019-06-26-
dc.identifier.citationSILVA, D. V.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32053-
dc.description.abstractO Ensino de Biologia nas escolas e principalmente no ensino médio tem sido um verdadeiro desafio para os docentes, de forma que, são muitos conteúdos para serem trabalhados dentro da quantidade de aulas disponibilizadas. Essas deficiências acarretam em aulas decorativas exclusivamente pelo livro didático/data show. Ainda assim quando se fala em conteúdos sobre o reino Fungi, essa situação se agrava ainda mais, de forma que se trata de seres eucariontes, uni ou multicelulares, no qual grande maioria das escolas não possuem laboratórios de ciências para a execução das aulas. No entanto, o uso de jogos e internet para abordagem do conteúdo possibilita que os discentes possam apreender novos conceitos científicos e didáticos. A utilização do RPG (role-playing game) tem crescido bastante, isto porque educadores começaram a utiliza-lo como ferramenta de auxilio pedagógico. O foco do RPG está em unir teoria e prática, ao aplicar atividades com base no conteúdo para auxiliar na construção do aprendizado do indivíduo. Assim o presente estudo, tem como objetivo elaborar um role-playing game (RPG), com o intuito de melhorar os métodos de ensino e aprendizagem de fungos, aplicados por professores de ensino médio. O jogo consiste na disseminação de um fungo com parâmetros mortais, que tem a capacidade de se espalhar rapidamente, com isto, a turma será dividida em dois grupos, o qual um deles representará o fungo, e ao outro grupo corresponde a responsabilidade de combater este eucarionte, buscando a cura. Para isto acontecer, ambos os grupos, necessitam responder perguntas corretamente sobre o conteúdo de fungos e também ampliar a aplicação desse conteúdo, para além da eficiência na decomposição da cadeia alimentar. Como resultados têm-se que o uso jogo RPG como ferramenta na construção da aprendizagem do conteúdo de fungos, se apresenta mais atraente e ao mesmo tempo, enriquecedoras para a aprendizagem dos alunos. Dessa forma o Jogo se torna importante no ensino da biologia e mais precisamente no ensino de fungos uma vez que sua realização pode ser trabalhada de acordo com a realidade e recursos da escola e dos alunos.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectJogo Didáticopt_BR
dc.subjectReino Fungipt_BR
dc.subjectRole-playing Gamept_BR
dc.titleO uso do RPG (role-playing game) como ferramenta alternativa para auxiliar na aprendizagem do reino fungi com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796661H6pt_BR
dc.description.abstractxTeaching biology in schools and especially in high school has been a real challenge for teachers, so there are many contents to be worked within the amount of classes available. These deficiencies entail decorative classes exclusively through the textbook / data show. Even so, when talking about content about the Fungi kingdom, this situation is even worse, so that it is eukaryotes, uni or multicellular beings, in which most schools do not have science labs for the execution of classes. However, the use of games and the internet to approach content allows students to grasp new scientific and didactic concepts. The use of RPG (roleplaying game) has grown a lot, this is because educators began to use it as a pedagogical aid tool. The RPG's focus is on bringing together theory and practice by applying content-based activities to assist in building the individual's learning. Thus, the present study aims to elaborate a role-playing game (RPG), with the aim of improving the methods of teaching and learning fungi, applied by high school teachers. The game consists of the dissemination of a fungus with deadly parameters, which has the capacity to spread quickly, with this, the group will be divided into two groups, one of which will represent the fungus, and the other group corresponds to the responsibility of combating this eukaryotic, seeking healing. For this to happen, both groups need to answer questions correctly about fungi content and also to extend the application of this content, in addition to efficiency in the decomposition of the food chain. As results, the use of game RPG as a tool in the construction of fungus content learning is more attractive and at the same time enriching students' learning. In this way the Game becomes important in the teaching of biology and more precisely in the teaching of fungi since its realization can be worked according to the reality and resources of the school and the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Diêgo Vinicíus.pdf647,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons