Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32052
Share on
Title: | O papel da educação na percepção dos estudantes no contexto do HIV/AIDS |
Authors: | LIRA, Jaqueline Dayane de |
Keywords: | Biologia- Estudo e Ensino; Infecções Sexualmente Transmissíveis; HIV; AIDS; Adolescentes |
Issue Date: | 18-Jun-2019 |
Citation: | LIRA, J. D. |
Abstract: | Os adolescentes são considerados o público alvo para novas infecções sexualmente transmissíveis (IST) devido a diversos fatores, destacando-se entre eles a prática sexual precoce, sendo muitas vezes de forma desprotegida. A falta de informação é um fator que também deve ser levado em consideração, pois muitas vezes esses adolescentes não tem com quem esclarecer suas dúvidas, uma vez que não tem abertura de conversar com os pais ou o ambiente escolar não oferece espaço para isso. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos alunos de uma escola pública sobre o tema HIV/AIDS. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Madre Lucila Magalhães, no município de Vitória de Santo Antão. No total houve a participação de 38 alunos, todos do 3° ano do ensino médio, os quais inicialmente responderam a um questionário composto por 25 questões referentes a assuntos pessoais e relacionadas ao HIV/AIDS. O desenho metodológico foi composto por dois encontros. No primeiro encontro houve a explicação da pesquisa para os alunos e aplicação dos questionários. O segundo encontro serviu para sensibilizá-los acerca das IST, principalmente no contexto HIV/AIDS. Notou-se que, apesar de ainda existirem muitas dúvidas no cotidiano sobre questões envolvendo as IST, sobretudo o contexto HIV/AIDS, os adolescentes apresentaram um conhecimento satisfatório em relação ao tema. Porém, se tem um déficit muito grande na falta de diálogo entre os pais e filhos no ambiente familiar. A proposta de ações no ambiente escolar é bastante satisfatória, uma vez que ajuda na sensibilização dos adolescentes para mudanças de comportamento. Debater em sala de aula sobre modos de prevenção, transmissão e tratamento do HIV/AIDS com os alunos é necessário, pois a partir disso pode-se contribuir para a redução dos riscos de contaminação dos adolescentes pelo HIV/AIDS. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32052 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIRA, Jaqueline Dayane de.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License