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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32052

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, José Leandro de Andrade-
dc.contributor.authorLIRA, Jaqueline Dayane de-
dc.date.accessioned2019-08-29T19:29:34Z-
dc.date.available2019-08-29T19:29:34Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.date.submitted2019-08-29-
dc.identifier.citationLIRA, J. D.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32052-
dc.description.abstractOs adolescentes são considerados o público alvo para novas infecções sexualmente transmissíveis (IST) devido a diversos fatores, destacando-se entre eles a prática sexual precoce, sendo muitas vezes de forma desprotegida. A falta de informação é um fator que também deve ser levado em consideração, pois muitas vezes esses adolescentes não tem com quem esclarecer suas dúvidas, uma vez que não tem abertura de conversar com os pais ou o ambiente escolar não oferece espaço para isso. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos alunos de uma escola pública sobre o tema HIV/AIDS. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Madre Lucila Magalhães, no município de Vitória de Santo Antão. No total houve a participação de 38 alunos, todos do 3° ano do ensino médio, os quais inicialmente responderam a um questionário composto por 25 questões referentes a assuntos pessoais e relacionadas ao HIV/AIDS. O desenho metodológico foi composto por dois encontros. No primeiro encontro houve a explicação da pesquisa para os alunos e aplicação dos questionários. O segundo encontro serviu para sensibilizá-los acerca das IST, principalmente no contexto HIV/AIDS. Notou-se que, apesar de ainda existirem muitas dúvidas no cotidiano sobre questões envolvendo as IST, sobretudo o contexto HIV/AIDS, os adolescentes apresentaram um conhecimento satisfatório em relação ao tema. Porém, se tem um déficit muito grande na falta de diálogo entre os pais e filhos no ambiente familiar. A proposta de ações no ambiente escolar é bastante satisfatória, uma vez que ajuda na sensibilização dos adolescentes para mudanças de comportamento. Debater em sala de aula sobre modos de prevenção, transmissão e tratamento do HIV/AIDS com os alunos é necessário, pois a partir disso pode-se contribuir para a redução dos riscos de contaminação dos adolescentes pelo HIV/AIDS.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia- Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectInfecções Sexualmente Transmissíveispt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleO papel da educação na percepção dos estudantes no contexto do HIV/AIDSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1404175373621899pt_BR
dc.description.abstractxAdolescents are exposed to to public for new transmissible sexually transmitted infections (STIs) for a number of factors, highlighting early sexual practices, often unprotected. The lack of information is a factor that must also be taken into account, since these adolescents often have no one to answer their doubts, since they haven’t the opportunity to talk to their parents or the school environment doesn’t offer space for this. Thus, the present study had as objective to evaluate the degree of knowledge of the students of a public school on the subject HIV/AIDS. The research was carried out at the Madre Lucila Magalhães State School, in the city of Vitória de Santo Antão. In total, there were 38 students, all from the 3rd year of high school, who initially answered a questionnaire composed of 25 questions related to personal and HIV/AIDS related issues. The methodological design consisted of two meetings. In the first meeting there was an explanation of the research for the students and application of the questionnaires. The second meeting served to sensitize them to STIs, especially in the context of HIV/AIDS. It was noticed that, although there are still many daily doubts about STI issues, especially the HIV/AIDS context, the adolescents presented a satisfactory knowledge regarding the subject. However, there is a very large deficit in the lack of dialogue between parents and children in the family environment. The proposal of actions in the school environment is quite satisfactory, since it helps in the sensitization of the adolescents to changes of behavior Discussing HIVAIDS prevention, transmission and treatment with students in the classroom is necessary because it can help reduce the risk of teenage contamination.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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