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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31894
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Título: | A linha em expansão: palavra, imagem e pictografia na poética de Ana Cristina Cesar |
Autor(es): | DIAS, Luiza Moreira |
Palavras-chave: | Poesia; Intersemiose; Palavra; Imagem; Ana Cristina Cesar |
Data do documento: | 5-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983) que é um dos principais nomes relacionados à então dita Geração Marginal, produziu sua obra poética sobretudo nos anos 70 e 80, partilhando algumas percepções políticas e estéticas com os seus contemporâneos colegas de sua geração. Entretanto, Ana Cristina Cesar que era, carioca também rompeu com essa geração e diferenciou-se principalmente por se apresentar com uma concepção muito mais fragmentária como também mais elaborada da linguagem poética, além de referências mais específicas relacionadas a sua atuação como tradutora do inglês para o português. No presente estudo aqui apresentado, buscamos analisar as composições poéticas de Ana Cristina Cesar a partir de um viés intersemiótico, voltando-nos especialmente para o livro que tem por título Luvas de Pelica produzido em 1980 e o Caderno de Portsmouth do mesmo ano, por serem obras que apresentam como potência o diálogo entre diferentes linguagens artísticas, sobretudo entre a linguagem plástica e a palavra. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31894 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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