Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31860
Comparte esta pagina
Título : | Jogos como metodologia de ensino: um importante potencializador da aprendizagem ou um ótimo passatempo? |
Autor : | MELO, Helisabety Barros Mendes de |
Palabras clave : | Jogos - Maceió (AL); Aprendizagem; Passatempos - Maceió (AL) |
Fecha de publicación : | 19-jun-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A presente pesquisa de cunho qualitativo, caracterizada como estudo de campo, deu-se por meio da observação e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas junto aos docentes capacitados(as) para atuar na Educação Básica e que, prioritariamente estejam vinculados(as) às escolas da rede pública municipal de Maceió/AL, parceiras da Mind Lab na aplicação da Metodologia do Programa MenteInovadora, com o objetivo de investigar a concepção desses(as) quanto ao uso dos jogos como metodologia de ensino. As análises dos dados geradas fundamentaramse na Análise de Conteúdo (AC) em Bardin (2011) e revelaram que os(as) professores(as) participantes da pesquisa reconhecem o valor educativo do jogo com ênfase no papel mediador do(a) professor(a). Além disso, evidenciou-se que esses(as) professores(as) valorizam mais os saberes cognitivos, voltados aos conteúdos curriculares, no trabalho com o uso do jogo do que aqueles saberes sócioafetivos e os relativos às necessidades psicomotoras dos(os) seus(suas) educandos(as). Nesse contexto, podem-se destacar três aspectos a serem considerados em relação ao uso do jogo em sala de aula por esses(as) educadores(as): a falta de compreensão efetiva de que o jogo colabora com a educação científica em geral, o reconhecimento de que a utilização do jogo cria um ambiente divertido que desperta o interesse do(a) aluno(a), motivando aqueles que dele participam para aprendizagem e a valorização do(a) educador(a) nesse processo, considerando-o essencial na condução do(a) educando(a) aos seus objetivos de aprendizagem. |
Descripción : | MELO, Helisabety Barros Mendes de, também é conhecida em citações bibliográficas por: FONSECA, Helisabety Barros Mendes de |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31860 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Helisabety Barros Mendes de Melo.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons