Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842

Share on

Title: O lugar do Estado na configuração das práticas pedagógicas na rede estadual de educação básica em Pernambuco
Authors: NUNES, Leandro da Silva
Keywords: Sociologia; Ensino fundamental; Avaliação educacional; Professores – Avaliação; Discurso pedagógico; Educador de apoio
Issue Date: 31-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho tem o intento de elucidar as formas como se configuram as concepções e práticas pedagógicas das unidades de ensino no contexto da relação entre a escola e o programa avaliativo do Estado de Pernambuco. Para atender essa finalidade, foi analisado inicialmente o contexto histórico de surgimento do Sistema de Avaliação Básica de Pernambuco (SAEPE) e o seu papel no atual modelo de gestão do Estado. A partir da percepção do perfil, objetivos, valores e concepções atrelados ao SAEPE, obtivemos as características que operam no discurso avaliativo do Estado, que são reproduzidas por suas Gerências Regionais de Educação (GREs) e influenciam na forma como as escolas planejam e reorganizam suas práticas pedagógicas. A análise também levou em consideração as características próprias das unidades de ensino. Foram feitas observações das formas de ação pedagógica na escola e análise do discurso. As entrevistas foram feitas com educadores de apoio das escolas visitadas, pois, como pontuado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, as funções desses profissionais abarcam o planejamento, acompanhamento e implementação de projetos pedagógicos em toda a escola. A análise do discurso desses agentes ofereceu subsídios para a compreensão de como as concepções e práticas pedagógicas se estruturam mediante à influência do contexto escolar e do discurso avaliativo do Estado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Leandro da Silva Nunes.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons