Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorWEBER, Silke-
dc.contributor.authorNUNES, Leandro da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-15T20:08:56Z-
dc.date.available2019-08-15T20:08:56Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842-
dc.description.abstractEste trabalho tem o intento de elucidar as formas como se configuram as concepções e práticas pedagógicas das unidades de ensino no contexto da relação entre a escola e o programa avaliativo do Estado de Pernambuco. Para atender essa finalidade, foi analisado inicialmente o contexto histórico de surgimento do Sistema de Avaliação Básica de Pernambuco (SAEPE) e o seu papel no atual modelo de gestão do Estado. A partir da percepção do perfil, objetivos, valores e concepções atrelados ao SAEPE, obtivemos as características que operam no discurso avaliativo do Estado, que são reproduzidas por suas Gerências Regionais de Educação (GREs) e influenciam na forma como as escolas planejam e reorganizam suas práticas pedagógicas. A análise também levou em consideração as características próprias das unidades de ensino. Foram feitas observações das formas de ação pedagógica na escola e análise do discurso. As entrevistas foram feitas com educadores de apoio das escolas visitadas, pois, como pontuado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, as funções desses profissionais abarcam o planejamento, acompanhamento e implementação de projetos pedagógicos em toda a escola. A análise do discurso desses agentes ofereceu subsídios para a compreensão de como as concepções e práticas pedagógicas se estruturam mediante à influência do contexto escolar e do discurso avaliativo do Estado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectEducador de apoiopt_BR
dc.titleO lugar do Estado na configuração das práticas pedagógicas na rede estadual de educação básica em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4307491915977804pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2168457966116912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to elucidate the ways in which the conceptions and pedagogical practices of teaching units (given the relationship between school and the evaluation standards provided by the State of Pernambuco) operate.in order to do so, the emergence of the Basic Evaluation System of Pernambuco (or SAEPE; an acronym for Sistema de Avaliação Básica de Pernambuco) and its role in the current state-owned management model were initially analyzed. Based on the profile perception, objectives, values and conceptions linked to SAEPE, we obtained the characteristics that shape the evaluative discourse of the State, which are reproduced by its Regional Education Management Institutes (or GRE; an acronym for Gerências Regionais de Educação) and influence how schools plan and reorganize their pedagogical practices. The analysis also took into consideration the peculiar characteristics of teaching units. Observations regarding the conduction of pedagogical actions in the school were made, as well as analysis of the discourse. The interviews were carried out with supporting educators from the schools visited, because, as punctuated by the Secretariat of Education of Pernambuco, “the functions of such professionals include planning, monitoring and implementation of pedagogical projects in the school”. The discourse analysis of the above mentioned agents offered support for the understanding of how conceptions and pedagogical practices are structured under the influence of the school context and the evaluative discourse of the State.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leandro da Silva Nunes.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons