Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WEBER, Silke | - |
dc.contributor.author | NUNES, Leandro da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T20:08:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T20:08:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31842 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o intento de elucidar as formas como se configuram as concepções e práticas pedagógicas das unidades de ensino no contexto da relação entre a escola e o programa avaliativo do Estado de Pernambuco. Para atender essa finalidade, foi analisado inicialmente o contexto histórico de surgimento do Sistema de Avaliação Básica de Pernambuco (SAEPE) e o seu papel no atual modelo de gestão do Estado. A partir da percepção do perfil, objetivos, valores e concepções atrelados ao SAEPE, obtivemos as características que operam no discurso avaliativo do Estado, que são reproduzidas por suas Gerências Regionais de Educação (GREs) e influenciam na forma como as escolas planejam e reorganizam suas práticas pedagógicas. A análise também levou em consideração as características próprias das unidades de ensino. Foram feitas observações das formas de ação pedagógica na escola e análise do discurso. As entrevistas foram feitas com educadores de apoio das escolas visitadas, pois, como pontuado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, as funções desses profissionais abarcam o planejamento, acompanhamento e implementação de projetos pedagógicos em toda a escola. A análise do discurso desses agentes ofereceu subsídios para a compreensão de como as concepções e práticas pedagógicas se estruturam mediante à influência do contexto escolar e do discurso avaliativo do Estado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores – Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Discurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Educador de apoio | pt_BR |
dc.title | O lugar do Estado na configuração das práticas pedagógicas na rede estadual de educação básica em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4307491915977804 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2168457966116912 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to elucidate the ways in which the conceptions and pedagogical practices of teaching units (given the relationship between school and the evaluation standards provided by the State of Pernambuco) operate.in order to do so, the emergence of the Basic Evaluation System of Pernambuco (or SAEPE; an acronym for Sistema de Avaliação Básica de Pernambuco) and its role in the current state-owned management model were initially analyzed. Based on the profile perception, objectives, values and conceptions linked to SAEPE, we obtained the characteristics that shape the evaluative discourse of the State, which are reproduced by its Regional Education Management Institutes (or GRE; an acronym for Gerências Regionais de Educação) and influence how schools plan and reorganize their pedagogical practices. The analysis also took into consideration the peculiar characteristics of teaching units. Observations regarding the conduction of pedagogical actions in the school were made, as well as analysis of the discourse. The interviews were carried out with supporting educators from the schools visited, because, as punctuated by the Secretariat of Education of Pernambuco, “the functions of such professionals include planning, monitoring and implementation of pedagogical projects in the school”. The discourse analysis of the above mentioned agents offered support for the understanding of how conceptions and pedagogical practices are structured under the influence of the school context and the evaluative discourse of the State. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leandro da Silva Nunes.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons