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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31767

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Title: Educação inclusiva: uma avaliação de implementação
Authors: SÁ, Ana Karine Laranjeira de
Keywords: Política pública; Educação e Estado; Educação inclusiva; Planejamento educacional; Inclusão
Issue Date: 14-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A educação inclusiva é um dos instrumentos capazes de fomentar um dos direitos fundamentais concedidos a todo cidadão – a educação. A descentralização permitiu que as políticas públicas pudessem ser contextualizadas a cada realidade, garantindo que as especificidades sejam atendidas no sentido de universalizar a educação no país. Esta tarefa não é papel apenas do Estado, mas da comunidade escolar, e de toda a sociedade. Diante deste panorama, este estudo trata da política de educação inclusiva, tendo por objetivo avaliar a qualidade de sua implementação no IFPE - Campus Pesqueira no ano de 2017 e descrever seus resultados. Para obtenção deste intento, a estatística descritiva foi escolhida para o desenho de pesquisa, apoiada nos dados primários adquiridos por meio de entrevistas através dos burocratas de rua e públicoalvo, bem como nos dados secundários obtidos no setor de recursos humanos, registro escolar e de turnos. Como unidade de análise, foram empregados dispositivos legais e indicadores estabelecidos para o êxito dos objetivos delineados pela política estudada. Portanto, os principais resultados indicam de modo geral que a Instituição cumpre parcialmente as metas previstas na lei e que no processo de implementação desta política aferida através da análise de componentes principais e entrevistas com a gestão, equipe multidisciplinar, corpo docente e discente, há etapas aperfeiçoadas e outras que requerem melhorias, de acordo com a percepção destes. Foi concluído que a avaliação de implementação da política de educação inclusiva do IFPE – Campus Pesqueira é um instrumento capaz de visualizar as falhas, os ganhos e benefícios da implementação da educação inclusiva, sendo possível dessa forma, traçar um plano para melhorar a qualidade deste tipo específico de educação. E para tanto, foi disponibilizada neste trabalho uma Proposta de Intervenção para educação inclusiva do IFPE – Campus Pesqueira, com o objetivo de amenizar as dificuldades pertinentes à educação inclusiva, sendo fruto da extensa pesquisa realizada no âmbito do presente trabalho.
Description: SILVA, Mariana Batista da, também é conhecida em citações bibliográficas por: BATISTA, Mariana
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31767
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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