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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31767
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Título: | Educação inclusiva: uma avaliação de implementação |
Autor(es): | SÁ, Ana Karine Laranjeira de |
Palavras-chave: | Política pública; Educação e Estado; Educação inclusiva; Planejamento educacional; Inclusão |
Data do documento: | 14-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A educação inclusiva é um dos instrumentos capazes de fomentar um dos direitos fundamentais concedidos a todo cidadão – a educação. A descentralização permitiu que as políticas públicas pudessem ser contextualizadas a cada realidade, garantindo que as especificidades sejam atendidas no sentido de universalizar a educação no país. Esta tarefa não é papel apenas do Estado, mas da comunidade escolar, e de toda a sociedade. Diante deste panorama, este estudo trata da política de educação inclusiva, tendo por objetivo avaliar a qualidade de sua implementação no IFPE - Campus Pesqueira no ano de 2017 e descrever seus resultados. Para obtenção deste intento, a estatística descritiva foi escolhida para o desenho de pesquisa, apoiada nos dados primários adquiridos por meio de entrevistas através dos burocratas de rua e públicoalvo, bem como nos dados secundários obtidos no setor de recursos humanos, registro escolar e de turnos. Como unidade de análise, foram empregados dispositivos legais e indicadores estabelecidos para o êxito dos objetivos delineados pela política estudada. Portanto, os principais resultados indicam de modo geral que a Instituição cumpre parcialmente as metas previstas na lei e que no processo de implementação desta política aferida através da análise de componentes principais e entrevistas com a gestão, equipe multidisciplinar, corpo docente e discente, há etapas aperfeiçoadas e outras que requerem melhorias, de acordo com a percepção destes. Foi concluído que a avaliação de implementação da política de educação inclusiva do IFPE – Campus Pesqueira é um instrumento capaz de visualizar as falhas, os ganhos e benefícios da implementação da educação inclusiva, sendo possível dessa forma, traçar um plano para melhorar a qualidade deste tipo específico de educação. E para tanto, foi disponibilizada neste trabalho uma Proposta de Intervenção para educação inclusiva do IFPE – Campus Pesqueira, com o objetivo de amenizar as dificuldades pertinentes à educação inclusiva, sendo fruto da extensa pesquisa realizada no âmbito do presente trabalho. |
Descrição: | SILVA, Mariana Batista da, também é conhecida em citações bibliográficas por: BATISTA, Mariana |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31767 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
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