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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31762
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Título : | Sincronia e diacronia nas cenas de caça do Parque Nacional Serra da Capivara - PI |
Autor : | BORGES, Leonardo de Morais |
Palabras clave : | Antropologia; Pinturas rupestres; Interpretação de imagens; Sincronia; Diacronia; Cenas de caça |
Fecha de publicación : | 11-sep-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Os grafismos rupestres, vestígios arqueológicos pintados ou gravados em suportes rochosos, permitem investigações contextualizadas sobre as sociedades pré-históricas. Compreendidas como resultado da expressão e capacidade intelectual humana para abstrair e representar sua realidade, essas práticas gráficas datam mais de 30000 anos e estão distribuídas ao longo dos cinco continentes. Na Área Arqueológica Serra da Capivara (Piauí- Brasil) os grafismos passaram a ser estudados sistematicamente a partir da década de 1970 como meio de comunicação e expressão dos grupos que habitaram a região, e possui um acervo de pinturas distribuídas em mais de 700 sítios arqueológicos. Nesse amplo acervo encontram-se pinturas de reconhecimento cognitivo (antropomorfos e zoomorfos) que, em alguns casos, interagem entre si formando cenas de ação (caça, sexo, dança, guerra). Pesquisas apontam que a atividade gráfica na região teria ocorrido durante aproximadamente 10000 anos e que muitos painéis formam sequências de pinturas sobrepostas umas às outras e integrando-se às pré-existentes. Sendo as cenas de caça uma temática recorrente no contexto da área, essa pesquisa tem o objetivo de buscar evidências se as mesmas foram realizadas em momento único, de modo sincrônico, ou se foram realizadas em momentos distintos, de modo diacrônico, em uma atitude de apropriação cultural de elementos pré-existentes. Para atingir os objetivos propostos por esta pesquisa, foram definidos aportes analíticos que visam segregar similaridades e diferenças a partir de variáveis técnicas e cenográficas. Essa análise permitiu estabelecer descritores para cada componente cenográfico que, quando comparados, possibilitam apontar se a cena foi formada em uma concepção sincrônica ou diacrônica. |
Descripción : | MÜTZENBERG, Daniela Cisneiros Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CISNEIROS, Daniela |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31762 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Arqueologia |
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