Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31762

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMÜTZENBERG, Daniela Cisneiros Silva-
dc.contributor.authorBORGES, Leonardo de Morais-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:54:16Z-
dc.date.available2019-08-12T17:54:16Z-
dc.date.issued2017-09-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31762-
dc.descriptionMÜTZENBERG, Daniela Cisneiros Silva, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CISNEIROS, Danielapt_BR
dc.description.abstractOs grafismos rupestres, vestígios arqueológicos pintados ou gravados em suportes rochosos, permitem investigações contextualizadas sobre as sociedades pré-históricas. Compreendidas como resultado da expressão e capacidade intelectual humana para abstrair e representar sua realidade, essas práticas gráficas datam mais de 30000 anos e estão distribuídas ao longo dos cinco continentes. Na Área Arqueológica Serra da Capivara (Piauí- Brasil) os grafismos passaram a ser estudados sistematicamente a partir da década de 1970 como meio de comunicação e expressão dos grupos que habitaram a região, e possui um acervo de pinturas distribuídas em mais de 700 sítios arqueológicos. Nesse amplo acervo encontram-se pinturas de reconhecimento cognitivo (antropomorfos e zoomorfos) que, em alguns casos, interagem entre si formando cenas de ação (caça, sexo, dança, guerra). Pesquisas apontam que a atividade gráfica na região teria ocorrido durante aproximadamente 10000 anos e que muitos painéis formam sequências de pinturas sobrepostas umas às outras e integrando-se às pré-existentes. Sendo as cenas de caça uma temática recorrente no contexto da área, essa pesquisa tem o objetivo de buscar evidências se as mesmas foram realizadas em momento único, de modo sincrônico, ou se foram realizadas em momentos distintos, de modo diacrônico, em uma atitude de apropriação cultural de elementos pré-existentes. Para atingir os objetivos propostos por esta pesquisa, foram definidos aportes analíticos que visam segregar similaridades e diferenças a partir de variáveis técnicas e cenográficas. Essa análise permitiu estabelecer descritores para cada componente cenográfico que, quando comparados, possibilitam apontar se a cena foi formada em uma concepção sincrônica ou diacrônica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectPinturas rupestrespt_BR
dc.subjectInterpretação de imagenspt_BR
dc.subjectSincroniapt_BR
dc.subjectDiacroniapt_BR
dc.subjectCenas de caçapt_BR
dc.titleSincronia e diacronia nas cenas de caça do Parque Nacional Serra da Capivara - PIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1739759120443076pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0396057711360224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxRock art, archaeological remains painted or engraved on rocky supports, permit contextualized investigations of prehistoric societies. Understood as a result of human intellectual expression and ability to abstract and represent their reality, these graphic practices date back more than 30,000 years and are distributed across five continents. In the Serra da Capivara Archaeological Area (Piauí- Brazil), the graphics began to be studied systematically from the 1970s as a means of communication and expression of the groups that inhabited the region, and has a collection of paintings distributed in more than 700 archaeological sites . In this ample collection are paintings of cognitive recognition (anthropomorphs and zoomorphs) that, in some cases, interact with each other forming action scenes (hunting, sex, dance, war). Research indicates that the graphic activity in the region would have occurred for approximately 10000 years and that many panels form sequences of paintings superimposed on one another and integrating with the preexisting ones. Since hunting scenes are a recurring theme in the context of the area, this research has the objective of seeking evidence if they were carried out in a single moment, in a synchronous way, or if they were carried out at different moments, in a diachronic way, in an attitude of cultural appropriation of pre-existing elements. To reach the objectives proposed by this research, analytical contributions were defined that aim to segregate similarities and differences based on technical and scenographic variables. This analysis allowed to establish descriptors for each scenographic component that, when compared, make it possible to indicate if the scene was formed in a synchronic or diachronic conception.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo de Morais Borges.pdf6,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons