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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31731
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Título : | Virada ecológica e ecogovernamentalidade: uma analítica foulcatiana do sujeito ecológico na agroecopedagogia pernambucana |
Autor : | ZÚÑIGA, Óscar Emerson |
Palabras clave : | Educação - Filosofia; Educação e Espiritualidade; Arqueogenealogia; Ontologia política; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 9-mar-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Autodefinida como discurso emancipador que contribuiria na resolução dos problemas socioambientais causados pelo modelo de desenvolvimento capitalista, a agroecologia emergiu na América Latina pelas mãos de uma nova episteme ecológica e um forte vínculo às pedagogias emancipatórias e libertárias. Quando se analisa a agroecologia e a formação de agroecólogos outras questões precisam ser levantadas à luz de uma arqueogenealogia; por exemplo, desde a filosofia da educação as práticas repassadas transcendem tanto as técnicas agropecuárias como as didáticas pedagógicas. Deste modo, a pesquisa problematiza as práticas agroecopedagógicas exercidas em Pernambuco, visibilizando as relações de poder estabelecidas que levaram ao surgimento de vários identidades e profissões entorno do sujeito ecológico no contexto do ecocapitalismo. Para tal fim, desde uma perspectiva pósestruturalista, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e utilizadas ferramentas analíticas arqueogenealógicas. Partindo do suposto de considerar a agroecológia mais como uma prática agroecopedagógica e não como uma técnica de agricultura, nem uma proposta educativa da complexidade, foram identificados os elementos no discurso pedagógico que operam na constituição do sujeito ecológico. O professor agroecólogo, os núcleos agroecológicos, a política pública e as tecnologias utilizadas na sala de aula das instituições de educação superior para a formação de novos profissionais das ciências agropecuárias, assim como nas atividades de extensão com as comunidades camponesas constituem o arcabouço da agroecopedagogia. Destarte, a agroecopedagogia pode se analisar como uma interpretação ecologizada sobre as formas de transformação que operará em função dos interesses de uma ecopolítica planetária. Sobre este cenário foram articuladas as noções de ecogovernamentalidade e ecoespiritualidade. O arqueólogo escavou até atingir o subsolo da formação agronômica e das bases ontoexistenciais. Isto posto, aconteceu o reencontro com o feiticeiro Deleuze e com uma espiritualidade negligenciada. Dito isto, evidenciamos que os resultados aos quais a pesquisa nos conduziu registraram algumas novas inquietações vinculadas com i) a relação orgânica com a agroecologia, ii) um estar dentro cujo grito sem esperança convida a inventar errando pelos territórios ontoexistenciais, iii) a partir do qual se elabora uma crítica da impossibilidade de comer o outro. Finalmente, apontamos a imperiosa necessidade de uma discussão ontológica política na agroecologia para fortalecer a complexidade que este novo paradigma pretende defender. |
Descripción : | ZÚÑIGA, Óscar Emerson, também é conhecido em citações bibliográficas por: ZÚÑIGA MOSQUERA, Óscar Emerson |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31731 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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