Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31704

Share on

Title: Investigando uma proposta de formação inicial de professores de matemática no interior de Pernambuco: conhecimentos docentes de combinatória
Authors: HOLANDA, Dorghisllany Souza
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Professores - Formação; Combinatória; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 24-Mar-2017
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente dissertação se fundamenta nas ideias de Ball, Thames e Phelps (2008), sobre os conhecimentos docentes, e tem como objetivo geral, analisar como são mobilizados conhecimentos docentes em uma disciplina voltada à Combinatória em um curso de Licenciatura em Matemática. Para alcançar o objetivo traçado, foram observadas 15 aulas da disciplina “Ensino de Combinatória: perspectivas teóricas e práticas”, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, e foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora que a lecionou. A investigação teve como foco o trabalho da professora formadora, como esta conduziu as situações de aprendizado em sala de aula e como eram por ela abordados os conhecimentos docentes. Observou-se que a professora formadora, em diversos momentos, destacou a importância dos conhecimentos docentes para a atuação em sala de aula, preocupando-se com as necessidades evidenciadas pelos estudantes, tanto no que se refere ao conteúdo específico quanto ao ensino de Combinatória. A formadora possibilitou momentos, junto aos licenciandos, de resolução, análise e elaboração de questões, bem como de análise de erros, destacando nas atividades desenvolvidas o Conhecimento de Combinatória – tanto o Comum, quanto o Especializado, o Conhecimento de Combinatória e Ensino e o Conhecimento de Combinatória e Aluno. O Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento do Currículo de Combinatória foram menos abordados, mas se fizeram presentes quando os licenciandos se envolveram na elaboração de um questionário para alunos da Educação Básica e de uma entrevista para o professor. O conjunto de atividades realizadas propiciaram a discussão de vários conhecimentos docentes e a articulação entre os conhecimentos ocorreu por intermédio da mediação da professora dos debates em sala de aula, a qual constantemente questionava os estudantes e gradativamente inseria novos conceitos. No estudo realizado foram identificadas relações importantes entre os conhecimentos docentes, evidenciou-se a possibilidade de trabalho que articule conhecimentos de conteúdo com conhecimentos pedagógicos e mostrou-se a necessidade de disciplinas, na formação inicial, com suficiente carga horária, que discutam a construção dos variados conhecimentos necessários para o trabalho do professor, em particular no que concerne à Combinatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31704
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Dorghisllany Souza Holanda.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons