Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3157
Título: Transgressões na obra de John Waters: uma análise de Pink Flamingos e Problemas Femininos
Autor(es): Tenório Luna da Silva, Sabrina
Palavras-chave: John Waters;Transgressão;Camp;Grotesco
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Tenório Luna da Silva, Sabrina; Velasco e Cruz, Nina. Transgressões na obra de John Waters: uma análise de Pink Flamingos e Problemas Femininos. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: John Waters é um diretor americano que começou a fazer filmes underground na década de sessenta. A partir de Pink Flamingos, Waters tornou-se conhecido por cenas tidas como bizarras. Protagonizadas, entre outros, pelo ator Harris Glen Milstead, mais conhecido como Divine. Um dos grandes fatores de reconhecimento para o autor foram as exibições no circuito cinematográfico Midnight Movie, dedicado à mostra de filmes que, por seu teor escatológico, não seriam bem aceitos em cinemas convencionais. Essas sessões, assim como a exploração de roteiros anti-convencionais em sua obra, geraram em torno de si um público ávido pelo consumo de filmes voltados a uma estética não canônica, o que reverbera até os dias atuais. A seguinte análise, leva em conta elementos presentes na primeira fase de John Waters (década de setenta até meados da década de 80), abordando temas como o grotesco, o feio e o camp. Na segunda parte nos propomos a analisar alguns aspectos dos Midnight Movie em busca de elementos de gosto, que formariam uma subcultura onde seus membros apresentariam em comum a preferência pelo nãocanônico. Depois nos ativemos a uma análise estética, confrontando características do cinema clássico com as teorias estudadas. Por fim, tentamos confrontar as duas premissas com base no teórico Michel Foucault, buscando descobrir a coerência entre o conceito de transgressão e o material analisado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3157
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1918_1.pdf8,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.