Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31358
Compartilhe esta página
Título: | Construção e validação de gibi educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares |
Autor(es): | OLIVEIRA, Mayara Inácio de |
Palavras-chave: | Educação em saúde; Tecnologias; Histórias em quadrinhos; Enfermagem; Adolescente |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O início da vida sexual tem se tornado cada vez mais precoce entre os adolescentes. Sem a devida orientação, esse público torna-se vulnerável às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a gravidez precoce. O enfermeiro, educador em saúde por excelência, pode utilizar tecnologias como ferramentas para facilitar a prática educacional, o que auxilia no processo de formação de adolescentes acerca da saúde sexual e reprodutiva. A tecnologia educacional, do tipo histórias em quadrinhos, narrada a partir de uma realidade próxima a que o leitor vivencia, oportuniza uma leitura prazerosa e interativa, favorecendo a transmissão de informações necessárias para a tomada de decisão dos adolescentes nessa área do cuidado. Nesse sentido, o estudo objetiva avaliar as etapas de construção e validação de um Gibi Educacional sobre a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. Estudo do tipo metodológico realizado em duas etapas distintas: a construção e a validação do Gibi Educacional. A construção ocorreu segundo referencial metodológico de elaboração de materiais impressos em saúde, com montagem, definição de layout, arte gráfica, diagramação e impressão. No processo de validação de conteúdo e de aparência do material, 24 juízes especialistas e 19 adolescentes avaliaram a tecnologia, respectivamente. O conteúdo do material foi validado considerando o Índice de Validade de Conteúdo de, no mínimo, 0,80. O índice global IVC foi de 0,9, considerado ideal para validação de tecnologias. A aparência foi validada, por 19 adolescentes que avaliaram questões pertinentes às histórias, capa e personagens, segundo a compreensão e a adequação do material. As sugestões dos juízes e adolescentes foram acatadas e a tecnologia em questão, tornou-se mais próxima da realidade dos adolescentes. O estudo cumpriu os preceitos da Resolução 466/12 que trata das diretrizes éticas de pesquisa envolvendo seres humanos. Conclui-se que o Gibi Educacional intitulado “E na hora H o que pode rolar?” foi validado, mediante conteúdo e aparência. No entanto, só deve ser utilizado por educadores e enfermeiros após validação clínica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31358 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mayara Inácio de Oliveira.pdf | 3,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons