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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31358

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUEDES, Tatiane Gomes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mayara Inácio de-
dc.date.accessioned2019-07-05T22:55:32Z-
dc.date.available2019-07-05T22:55:32Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31358-
dc.description.abstractO início da vida sexual tem se tornado cada vez mais precoce entre os adolescentes. Sem a devida orientação, esse público torna-se vulnerável às Infecções Sexualmente Transmissíveis e a gravidez precoce. O enfermeiro, educador em saúde por excelência, pode utilizar tecnologias como ferramentas para facilitar a prática educacional, o que auxilia no processo de formação de adolescentes acerca da saúde sexual e reprodutiva. A tecnologia educacional, do tipo histórias em quadrinhos, narrada a partir de uma realidade próxima a que o leitor vivencia, oportuniza uma leitura prazerosa e interativa, favorecendo a transmissão de informações necessárias para a tomada de decisão dos adolescentes nessa área do cuidado. Nesse sentido, o estudo objetiva avaliar as etapas de construção e validação de um Gibi Educacional sobre a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolares. Estudo do tipo metodológico realizado em duas etapas distintas: a construção e a validação do Gibi Educacional. A construção ocorreu segundo referencial metodológico de elaboração de materiais impressos em saúde, com montagem, definição de layout, arte gráfica, diagramação e impressão. No processo de validação de conteúdo e de aparência do material, 24 juízes especialistas e 19 adolescentes avaliaram a tecnologia, respectivamente. O conteúdo do material foi validado considerando o Índice de Validade de Conteúdo de, no mínimo, 0,80. O índice global IVC foi de 0,9, considerado ideal para validação de tecnologias. A aparência foi validada, por 19 adolescentes que avaliaram questões pertinentes às histórias, capa e personagens, segundo a compreensão e a adequação do material. As sugestões dos juízes e adolescentes foram acatadas e a tecnologia em questão, tornou-se mais próxima da realidade dos adolescentes. O estudo cumpriu os preceitos da Resolução 466/12 que trata das diretrizes éticas de pesquisa envolvendo seres humanos. Conclui-se que o Gibi Educacional intitulado “E na hora H o que pode rolar?” foi validado, mediante conteúdo e aparência. No entanto, só deve ser utilizado por educadores e enfermeiros após validação clínica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleConstrução e validação de gibi educacional sobre saúde sexual e reprodutiva de adolescentes escolarespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3487758769319425pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0197931838619681pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe onset of sexual life has become increasingly precocious among adolescents. Without proper guidance, this public becomes vulnerable to Sexually Transmitted Infections and early pregnancy. The nurse, a health educator par excellence, can use technologies as tools to facilitate educational practice, which helps in the process of training adolescents about sexual and reproductive health. The educational technology, of the type comics, narrated from a reality close to which the reader lives, allows a pleasant and interactive reading, favoring the transmission of information necessary for the decision making of adolescents in this area of care. In this sense, we aimed to validate an educational Gibi for the promotion of sexual and reproductive health of adolescents. Study of the methodological type carried out in two distinct stages: the construction and validation of the Educational Gibi. The construction took place according to methodological reference of elaboration of printed materials in health, with assembly, definition of layout, graphic art, layout and printing. In the process of content validation and material appearance, 24 expert judges and 19 adolescents evaluated the technology, respectively. The content of the material was validated considering the Content Validity Index of at least 0.80. The overall IVC index was 0.9, considered ideal for technology validation. The appearance was validated, satisfactorily, by 19 adolescents who evaluated questions pertinent to stories, cover and characters, according to the understanding and adequacy of the material. The suggestions of judges and adolescents were adhered to and the technology in question became closer to the reality of adolescents. The study observed the precepts of Resolution 466/12 that deals with the ethical guidelines of research involving human beings. It is concluded that the Educational Gibi titled "And at what time can it roll?" Has been validated, through content and appearance, and can be used by educators and nurses in counseling adolescents about sexual and reproductive health.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

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