Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30630

Compartilhe esta página

Título: As expectativas do professor e seus alunos frente ao saber geométrico: uma análise a partir da noção de contrato didático
Autor(es): GOMES, Maria Janiely de Siqueira
Palavras-chave: Expectativa do comportamento; Professores e alunos – Pesqueira (PE); Ensino fundamental – Pesqueira (PE); Aprendizagem; Matemática – Pesqueira (PE)
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objetivo principal da pesquisa que tem cunho qualitativo foi analisar as expectativas de professor e alunos frente a um novo saber, nesse caso Figuras Planas. Para isso utilizamos a noção de Contrato Didático, estudado e teorizado inicialmente por Guy Brousseau. Os sujeitos que participaram de nossa pesquisa foram uma professora e seus alunos do 6º ano. Para responder aos objetivos deste trabalho, fez-se necessário a utilização da entrevista semiestruturada, por esta permitir a ampliação de questionamentos ao entrevistado ao longo da entrevista. Neste caso, foi utilizado um roteiro com perguntas, compostas por questões abertas. Inicialmente, entrevistamos a professora e seis alunos. Na etapa seguinte, observaram-se as aulas referentes ao conteúdo Figuras Planas. Uma nova etapa de entrevistas foi realizada após a observação de tais aulas com os mesmos sujeitos das primeiras entrevistas. Analisamos a situação e os dados coletados para averiguar se as expectativas dos sujeitos foram atendidas. A partir dos dados obtidos nessa pesquisa compreendemos melhor como se dá o contrato didático, nesse contexto, observando as expectativas que surgem na introdução de um novo saber e como estas se comportam na relação entre professor e alunos e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem, além de encontrarmos possíveis marcas de outros contratos didáticos nessa relação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30630
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Janiely de Siqueira Gomes.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons