Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30630

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Marcus Bessa de-
dc.contributor.authorGOMES, Maria Janiely de Siqueira-
dc.date.accessioned2019-05-13T19:29:00Z-
dc.date.available2019-05-13T19:29:00Z-
dc.date.issued2018-03-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30630-
dc.description.abstractO objetivo principal da pesquisa que tem cunho qualitativo foi analisar as expectativas de professor e alunos frente a um novo saber, nesse caso Figuras Planas. Para isso utilizamos a noção de Contrato Didático, estudado e teorizado inicialmente por Guy Brousseau. Os sujeitos que participaram de nossa pesquisa foram uma professora e seus alunos do 6º ano. Para responder aos objetivos deste trabalho, fez-se necessário a utilização da entrevista semiestruturada, por esta permitir a ampliação de questionamentos ao entrevistado ao longo da entrevista. Neste caso, foi utilizado um roteiro com perguntas, compostas por questões abertas. Inicialmente, entrevistamos a professora e seis alunos. Na etapa seguinte, observaram-se as aulas referentes ao conteúdo Figuras Planas. Uma nova etapa de entrevistas foi realizada após a observação de tais aulas com os mesmos sujeitos das primeiras entrevistas. Analisamos a situação e os dados coletados para averiguar se as expectativas dos sujeitos foram atendidas. A partir dos dados obtidos nessa pesquisa compreendemos melhor como se dá o contrato didático, nesse contexto, observando as expectativas que surgem na introdução de um novo saber e como estas se comportam na relação entre professor e alunos e consequentemente no processo de ensino-aprendizagem, além de encontrarmos possíveis marcas de outros contratos didáticos nessa relação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExpectativa do comportamentopt_BR
dc.subjectProfessores e alunos – Pesqueira (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental – Pesqueira (PE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática – Pesqueira (PE)pt_BR
dc.titleAs expectativas do professor e seus alunos frente ao saber geométrico: uma análise a partir da noção de contrato didáticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALMEIDA, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1055521582676539pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the research was to analyze how expectations of teachers and students in a new knowledge, in this case, Flat Figures. For this we use the notion of Didactic Contract, studied and theorized initially by Guy Brousseau. The subjects that participated in our research were a teacher and their 6th grade students. In order to respond to the objectives of this study, it was necessary to use the semi-structured interview, since this allowed the interviewees to broaden their questions throughout the interview. In this case, a script with questions, composed of open questions, was used. Initially, we interviewed the teacher and six students. In the next step, we observed the classes referring to the content of Flat Figures. A new stage of interviews was performed after the observation of such classes with the same subjects of the first interviews. We analyze the situation and the data collected according to the theory of discourse analysis to find out if the subjects' expectations were met. Based on the data obtained in this research, we better understand how the didactic contract occurs in this context, observing the expectations that arise in the introduction of a new knowledge and how they behave in the relationship between teacher and students and consequently in the teaching-learning process, besides finding possible brands of other didactic contracts in this relation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Janiely de Siqueira Gomes.pdf1,99 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons