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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30560

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Title: Saberes e práticas de crianças pré-escolares relacionados ao estilo de vida: o caso de uma escola municipal
Authors: VITORINO, Gabriela Freire de Almeida
Keywords: Estilo de vida; Educação em saúde; Pré-escolar; Promoção da saúde
Issue Date: 22-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: No contexto da promoção da saúde, a temática Estilo de vida vem sendo cada vez mais estudada na infância, devido à relevância para a qualidade de vida na fase adulta. Os hábitos alimentares e de atividade física são considerados comportamentos pertencentes ao estilo de vida, o qual sofre influência direta do ambiente social em que a criança está inserida, sendo importante o destaque para o papel exercido pela família e escola. Diante disto, este trabalho responde à pergunta condutora: “Quais os saberes e práticas relacionados ao estilo de vida saudável de crianças pré-escolares no seu contexto familiar, escolar e social?”, e teve o objetivo de descrever, na perspectiva de pais e crianças, os saberes e práticas de crianças pré-escolares sobre estilo de vida saudável. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Foi desenvolvido em uma escola municipal do Recife – PE, com crianças pré-escolares e seus respectivos pais ou responsáveis. Os pais responderam um questionário referente à caracterização sociodemográfica das crianças, participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Com as crianças, foram realizados pequenos grupos para a investigação das temáticas de alimentação e atividade física no contexto do estilo de vida. Os pequenos grupos tiveram como recurso visual, imagens para facilitar a interação entre pesquisadora e crianças, através das quais as crianças expressaram seus saberes e vivências em relação aos seus estilos de vida. Os dados relacionados ao formulário de caracterização sociodemográfica foram descritos para contextualizaçao da analise qualitativa. A análise dos dados das entrevistas e dos grupos seguiu os passos da análise qualitativa de Yin, em seis etapas, com auxílio do software Atlas TI. Nos resultados, identificou-se a influência de fatores como a família, condições econômicas, mídia e dispositivos eletrônicos no desenvolvimento do estilo de vida. Percebeu-se a predominância de carboidratos, grãos e frutas na alimentação das crianças, bem como a rejeição por verduras. Em relação às atividades que as crianças mais gostavam de realizar no tempo livre, relataram preferência por brincadeiras de boneca, bola, bicicleta e jogos com dispositivos móveis. Não foi referido por nenhum genitor a realização de atividades físicas estruturadas, como a prática de algum esporte. Os participantes destacaram a influência de fatores como a família, a violência e indisponibilidade de espaços públicos na comunidade como interferentes nos hábitos de atividades físicas dessas crianças pré-escolares. Diante da escassez de trabalhos científicos que envolvam a pesquisa com pré-escolares e a promoção da saúde e estilo de vida, torna-se substancial o incentivo à realização de estudos que envolvam esses atores. É relevante ainda, sugerir a necessidade de desenvolver estudos que busquem investigar e elaborar intervenções educativas para as crianças e os pais, no sentido de trazer à reflexão o estilo de vida e a promoção da saúde da criança.
Description: MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano, também é conhecida em citações bibliográficas por: CORIOLANO, Maria Wanderleya de Lavor
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30560
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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