Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30560

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano-
dc.contributor.authorVITORINO, Gabriela Freire de Almeida-
dc.date.accessioned2019-05-08T22:10:13Z-
dc.date.available2019-05-08T22:10:13Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30560-
dc.descriptionMARINUS, Maria Wanderleya de Lavor Coriolano, também é conhecida em citações bibliográficas por: CORIOLANO, Maria Wanderleya de Lavorpt_BR
dc.description.abstractNo contexto da promoção da saúde, a temática Estilo de vida vem sendo cada vez mais estudada na infância, devido à relevância para a qualidade de vida na fase adulta. Os hábitos alimentares e de atividade física são considerados comportamentos pertencentes ao estilo de vida, o qual sofre influência direta do ambiente social em que a criança está inserida, sendo importante o destaque para o papel exercido pela família e escola. Diante disto, este trabalho responde à pergunta condutora: “Quais os saberes e práticas relacionados ao estilo de vida saudável de crianças pré-escolares no seu contexto familiar, escolar e social?”, e teve o objetivo de descrever, na perspectiva de pais e crianças, os saberes e práticas de crianças pré-escolares sobre estilo de vida saudável. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso. Foi desenvolvido em uma escola municipal do Recife – PE, com crianças pré-escolares e seus respectivos pais ou responsáveis. Os pais responderam um questionário referente à caracterização sociodemográfica das crianças, participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Com as crianças, foram realizados pequenos grupos para a investigação das temáticas de alimentação e atividade física no contexto do estilo de vida. Os pequenos grupos tiveram como recurso visual, imagens para facilitar a interação entre pesquisadora e crianças, através das quais as crianças expressaram seus saberes e vivências em relação aos seus estilos de vida. Os dados relacionados ao formulário de caracterização sociodemográfica foram descritos para contextualizaçao da analise qualitativa. A análise dos dados das entrevistas e dos grupos seguiu os passos da análise qualitativa de Yin, em seis etapas, com auxílio do software Atlas TI. Nos resultados, identificou-se a influência de fatores como a família, condições econômicas, mídia e dispositivos eletrônicos no desenvolvimento do estilo de vida. Percebeu-se a predominância de carboidratos, grãos e frutas na alimentação das crianças, bem como a rejeição por verduras. Em relação às atividades que as crianças mais gostavam de realizar no tempo livre, relataram preferência por brincadeiras de boneca, bola, bicicleta e jogos com dispositivos móveis. Não foi referido por nenhum genitor a realização de atividades físicas estruturadas, como a prática de algum esporte. Os participantes destacaram a influência de fatores como a família, a violência e indisponibilidade de espaços públicos na comunidade como interferentes nos hábitos de atividades físicas dessas crianças pré-escolares. Diante da escassez de trabalhos científicos que envolvam a pesquisa com pré-escolares e a promoção da saúde e estilo de vida, torna-se substancial o incentivo à realização de estudos que envolvam esses atores. É relevante ainda, sugerir a necessidade de desenvolver estudos que busquem investigar e elaborar intervenções educativas para as crianças e os pais, no sentido de trazer à reflexão o estilo de vida e a promoção da saúde da criança.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstilo de vidapt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectPré-escolarpt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.titleSaberes e práticas de crianças pré-escolares relacionados ao estilo de vida: o caso de uma escola municipalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5204199116234818pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0083975903990723pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxIn the context of health promotion, the theme Lifestyle has been increasingly studied in childhood, due to the relevance to quality of life in adulthood. Eating and physical activity habits are considered behaviors belonging to the lifestyle, which is directly influenced by the social environment in which the child is inserted, being important to highlight the role played by the family and school. In view of this, this paper answers the guiding question: "What are the knowledges and practices related to the healthy lifestyle of preschool children in their family, school and social context?", And aimed to describe, from the perspective of parents and children, the knowledge and practices of preschool children about healthy lifestyle. This is a case study-type research. It was developed at a municipal school in Recife - PE, with preschool children and their respective parents or guardians. The parents answered a questionnaire regarding the sociodemographic characterization of the children, participated in a semistructured individual interview. With the children, small groups were conducted to investigate the themes of food and physical activity in the context of lifestyle. The small groups had as visual resource, images to facilitate the interaction between researcher and children, through which the children expressed their knowledge and experiences in relation to their lifestyles. The data related to the sociodemographic characterization form were described for the contextualization of the qualitative analysis. The data analysis of the interviews and groups followed the steps of the qualitative analysis of Yin, in six stages, with the aid of Atlas TI software. In the results, we identified the influence of factors such as family, economic conditions, media and electronic devices in the development of lifestyle. It was noticed the predominance of carbohydrates, grains and fruits in the feeding of the children, as well as the rejection for vegetables. Concerning the activities that the children enjoyed most in their free time, they reported preference for doll, ball, bicycle and games on mobile devices. It was not mentioned by any parent the doing of structured physical activities, like the practice of some sport. Participants highlighted the influence of factors such as family, violence and unavailability of public spaces in the community as interfering with the physical activity habits of these preschool children. Faced with the scarcity of scientific work involving research with preschoolers and the promotion of health and lifestyle, it becomes substantial the incentive to carry out studies that involve these actors. It is also important to suggest the need to develop studies that seek to investigate and elaborate educational interventions for children and parents, in order to bring to the reflection the lifestyle and the promotion of the child's health.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriela Freire de Almeida Vitorino.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons