Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3038
Compartilhe esta página
Título: | Performace das técnicas de geração e sua medição |
Autor(es): | FERREIRA, Remo Alves |
Palavras-chave: | Criatividade; Escalas de Auto-relato; Likert; Diferencial Semântico; Técnicas de Geração de Alternativas |
Data do documento: | 31-Jan-2010 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Alves Ferreira, Remo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. Performace das técnicas de geração e sua medição. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. |
Abstract: | Técnicas que estimulam a criatividade vêm sendo utilizadas há algum tempo em diversas áreas do conhecimento humano. Na área do design, são empregadas principalmente na concepção de produtos com o intuito de melhorar a interação entre estes produtos e o ser humano. Todavia, pesquisas acerca das possibilidades de aplicação de tais técnicas, denominadas de Técnicas de Geração de Alternativas, ainda são incipientes e passíveis de estudos mais aprofundados. Neste trabalho propomos verificar se tais técnicas podem ser empregadas para equilibrar o potencial criativo de alunos com diferentes níveis de rendimento acadêmico. Foram realizados experimentos em duas turmas de graduação em design em duas instituições de ensino diferentes. Em cada um, os alunos foram divididos em três grupos: alunos de alto rendimento acadêmico, alunos de baixo rendimento e misto, com alunos de alto e de baixo rendimento. Estes experimentos consistiram em sessões para geração de alternativas, onde cada grupo teve de gerar ideias, primeiramente sem o uso de qualquer tipo de técnica e, posteriormente, através da técnica 635. Em seguida, aplicou-se a avaliação das alternativas geradas pelos grupos através de escalas de auto-relato, onde foi possível confrontar as idéias de cada grupo entre si. Concluímos, ao final, que o emprego das Técnicas de Geração de Alternativas confirma-se como uma importante ferramenta de nivelamento a qualidade das idéias geradas por alunos com diferentes rendimentos acadêmicos durante sessões de geração de idéias |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3038 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo21_1.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons