Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3038

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Fábio Ferreira da Costapt_BR
dc.contributor.authorFERREIRA, Remo Alvespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:26:33Z
dc.date.available2014-06-12T16:26:33Z
dc.date.issued2010-01-31pt_BR
dc.identifier.citationAlves Ferreira, Remo; Ferreira da Costa Campos, Fábio. Performace das técnicas de geração e sua medição. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3038
dc.description.abstractTécnicas que estimulam a criatividade vêm sendo utilizadas há algum tempo em diversas áreas do conhecimento humano. Na área do design, são empregadas principalmente na concepção de produtos com o intuito de melhorar a interação entre estes produtos e o ser humano. Todavia, pesquisas acerca das possibilidades de aplicação de tais técnicas, denominadas de Técnicas de Geração de Alternativas, ainda são incipientes e passíveis de estudos mais aprofundados. Neste trabalho propomos verificar se tais técnicas podem ser empregadas para equilibrar o potencial criativo de alunos com diferentes níveis de rendimento acadêmico. Foram realizados experimentos em duas turmas de graduação em design em duas instituições de ensino diferentes. Em cada um, os alunos foram divididos em três grupos: alunos de alto rendimento acadêmico, alunos de baixo rendimento e misto, com alunos de alto e de baixo rendimento. Estes experimentos consistiram em sessões para geração de alternativas, onde cada grupo teve de gerar ideias, primeiramente sem o uso de qualquer tipo de técnica e, posteriormente, através da técnica 635. Em seguida, aplicou-se a avaliação das alternativas geradas pelos grupos através de escalas de auto-relato, onde foi possível confrontar as idéias de cada grupo entre si. Concluímos, ao final, que o emprego das Técnicas de Geração de Alternativas confirma-se como uma importante ferramenta de nivelamento a qualidade das idéias geradas por alunos com diferentes rendimentos acadêmicos durante sessões de geração de idéiaspt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEscalas de Auto-relatopt_BR
dc.subjectLikertpt_BR
dc.subjectDiferencial Semânticopt_BR
dc.subjectTécnicas de Geração de Alternativaspt_BR
dc.titlePerformace das técnicas de geração e sua mediçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo21_1.pdf4,04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons