Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30385
Compartilhe esta página
Título: | Memória e literatura no Canto geral de Pablo Neruda: reinvenção do outro e de si mesmo |
Autor(es): | LIMA, Rahissa Oliveira de |
Palavras-chave: | Memória; Canto geral; Memória potencial; Literatura engajada; Fabulação; Partilha do sensível |
Data do documento: | 8-Mar-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo tecer relações entre a concepção de memória e a obra Canto Geral de Pablo Neruda. Dentre os aspectos analisados, observamos primeiramente de que forma a memória é colocada a serviço da recriação de um passado silenciado, contribuindo para uma reconfiguração da função do poeta como agente do recordar. Outro aspecto abordado é o da relação entre o ofício do poeta e o dever de recordar como base para a literatura politicamente engajada defendida pelo autor chileno. Trazemos também discussões acerca dos riscos no que concerne a manipulação da memória, além de uma abordagem da reconfiguração do poeta como ser privilegiado, herdeiro confidente do povo e do uso da memória na obra como forma de autopromoção do próprio autor. Dentre nossas principais fundamentações teóricas, temos Assman (2011) com a ideia de uma memória potencial, Pierre Nora (1992) e seus lugares de memória, Jacques Rancière (2009) e a Partilha do Sensível, Gilles Deleuze (2007) e a ideia de fabulação. Como resultados, apresentamos uma imagem não polarizada do poeta e de sua obra, que faz uso da memória não como mero resgate, mas como recriação da imagem de si mesmo como grande representante do projeto de renascimento de um povo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30385 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rahissa Oliveira de Lima.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons