Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30372

Share on

Title: Letramento literário e cordel: um novo olhar para o ensino de literatura
Authors: NASCIMENTO, Gilles Villeneuve Souza
Keywords: Letramento literário; Cordel; Literatura e ensino; Formação do leitor
Issue Date: 23-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Ao reconhecer as dificuldades que perpassam o ensino de literatura no cenário atual, este estudo apresenta o letramento literário por meio do gênero cordel como proposta para o trabalho escolar com a disciplina em questão. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de Zilberman (1991/2003), Lajolo (1985/1994) e Martins (1994) – sobre leitura e formação do leitor; Freire (1975/1987), Kleiman (1995/1996) e Soares (2004/2006) – sobre letramento; Cosson (2014) e Zappone (2008) – sobre letramento literário; Curran (2009/2011), Marinho e Pinheiro (2012) – sobre literatura de cordel e ensino. Como forma de comprovar o possível sucesso do método pensado, optou-se por escolher uma obra do cordel – As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde – e, a partir dela, elaborar uma sequência didática com base na sugestão de Cosson (2014) para o ensino com foco no letramento literário do educando. Esta sequência foi aplicada numa experiência de oficina de leitura com um grupo de 16 estudantes de turmas do 6º ano do ensino fundamental. Os informantes foram submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados constataram que explorar as potencialidades do folheto atreladas a práticas sociais de letramento trata-se de um meio interessante e eficaz de promover a formação do leitor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30372
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons