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Título : A aprendizagem significativa nos programas de treinamento corporativo: um estudo no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal
Autor : SILVA, Humberta Karinne da Conceição Santos
Palabras clave : Educação patrocinada pelo empregador; Aprendizagem organizacional; Instituições financeiras
Fecha de publicación : 8-jul-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O presente estudo é o resultado da investigação aprendizagem significativa nos treinamentos organizacionais, abordando, particularmente, como as Universidades Corporativas estão atuando com disseminadora de conhecimento dentro das instituições financeiras, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para obter este propósito, foram adotados quatro nortes: (a) investigar a relação entre os temas propostos, assim como determinar por meio da aplicação de um instrumento quantitativo, se os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão aprendendo por meio dos treinamentos corporativos; (b) observar se há diferenças metodológicas no treinamento presencial e virtual que possam vir a apresentar um maior impacto na aprendizagem significativa; (c) verificar a aplicabilidade do instrumento na percepção dos aspectos da aprendizagem significativa; (d) analisar a influencia da hipercultura na aprendizagem significativa dos indivíduos. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa está classificada como quantitativa, baseada em um processo de caráter construtivista, o método utilizado foi questionário, que permitiu uma análise mais objetiva e numérica, de forma a caracterizar a aprendizagem significativa em conjunto de fatores. O experimento mostrou-se satisfatório quanto à aplicabilidade do instrumento de identificação da aprendizagem. Como resultados identificaram-se dois fatores que caracteriza esse tipo de aprendizagem: os processos cognitivos, referente ao funcionamento mental, e a internalização de conceitos, que concerne ao conteúdo aprendido; constatou-se também que, a maneira como são gerenciados esses programas de treinamento se distancia do seu real objetivo, fomentar a gestão do conhecimento nas empresas, se tornando elementos que contribuem para objetivos puramente econômicos sem importar-se com o desempenho dos indivíduos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29761
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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