Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29761

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Bruno Campello de-
dc.contributor.authorSILVA, Humberta Karinne da Conceição Santos-
dc.date.accessioned2019-03-19T18:20:06Z-
dc.date.available2019-03-19T18:20:06Z-
dc.date.issued2016-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29761-
dc.description.abstractO presente estudo é o resultado da investigação aprendizagem significativa nos treinamentos organizacionais, abordando, particularmente, como as Universidades Corporativas estão atuando com disseminadora de conhecimento dentro das instituições financeiras, Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Para obter este propósito, foram adotados quatro nortes: (a) investigar a relação entre os temas propostos, assim como determinar por meio da aplicação de um instrumento quantitativo, se os funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal estão aprendendo por meio dos treinamentos corporativos; (b) observar se há diferenças metodológicas no treinamento presencial e virtual que possam vir a apresentar um maior impacto na aprendizagem significativa; (c) verificar a aplicabilidade do instrumento na percepção dos aspectos da aprendizagem significativa; (d) analisar a influencia da hipercultura na aprendizagem significativa dos indivíduos. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa está classificada como quantitativa, baseada em um processo de caráter construtivista, o método utilizado foi questionário, que permitiu uma análise mais objetiva e numérica, de forma a caracterizar a aprendizagem significativa em conjunto de fatores. O experimento mostrou-se satisfatório quanto à aplicabilidade do instrumento de identificação da aprendizagem. Como resultados identificaram-se dois fatores que caracteriza esse tipo de aprendizagem: os processos cognitivos, referente ao funcionamento mental, e a internalização de conceitos, que concerne ao conteúdo aprendido; constatou-se também que, a maneira como são gerenciados esses programas de treinamento se distancia do seu real objetivo, fomentar a gestão do conhecimento nas empresas, se tornando elementos que contribuem para objetivos puramente econômicos sem importar-se com o desempenho dos indivíduos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação patrocinada pelo empregadorpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectInstituições financeiraspt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa nos programas de treinamento corporativo: um estudo no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8205282365313622pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4871710017456971pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis study is the result of research meaningful learning in organizational training, addressing particularly as Corporate Universities are working with disseminator of knowledge within the financial institutions, Banco do Brasil and Caixa Econômica Federal. For this purpose, four North were adopted: (a) investigate the relationship between the proposed themes, as determined by the application of a quantitative tool, if the employees of the Banco do Brasil and Caixa Econômica Federal are learning through training corporate; (b) see if there are methodological differences in the classroom and virtual training that may have a greater impact on meaningful learning; (c) to verify the applicability of the instrument in the perception of aspects of meaningful learning; (d) to analyze the influence of hyperculture in meaningful learning of individuals. From a methodological point of view, research is classified as quantitative, based on a constructivist character process, the method used was questionnaire, which allowed a more objective and numerical analysis, to characterize meaningful learning together factors. The experiment was satisfactory as to the applicability of the learning identification tool. As results identified two factors that characterizes this type of learning: cognitive processes, which refers to mental functioning, and internalization of concepts concerning the content learned; it was also found that the way in which these training programs are managed distances itself from its real objective, fosters the management of knowledge in companies, becoming elements that contribute to purely economic objectives, regardless of the performance of individuals.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Humberta Karinne da Conceição Santos Silva.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons