Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2965
Title: A paisagem do Rio Capibaribe como estratégia de marketing para o Setor Imobiliário
Authors: de Fátima Costa, Juliana
Keywords: Paisagem cultural; Morfologia da paisagem; Significados
Issue Date: 31-Jan-2010
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: de Fátima Costa, Juliana; Lucia Mayrinck de Oliveira Melo, Vera. A paisagem do Rio Capibaribe como estratégia de marketing para o Setor Imobiliário. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Abstract: Este estudo é sobre a paisagem do rio Capibaribe tendo como recorte físico uma fração desta paisagem compreendida entre as quadras que compõem as margens ao longo da Avenida Beira Rio entre os bairros da Torre e da Madalena. O período histórico que abrange este trabalho vai do início da década de 1950 até 2009, tendo como elemento de delimitação os Decretos Leis Nº 2.590/53 e Nº 7.427/63 e as Leis de Uso e Ocupação do Solo Nº 14.511/83 e Nº 16.176/96, embora se considere o processo histórico que ocorreu antes deste período. O foco deste trabalho é a utilização desta fração de paisagem pelo setor imobiliário que tem incorporado os elementos naturais, como também os elementos simbólicos referentes a estas paisagens, nas estratégias de marketing para a venda dos novos empreendimentos de habitações multifamiliares verticalizadas que estão sendo construídos na área estudada. Este estudo tem como base os fundamentos da Nova Geografia Cultural, e como objetivo interpretar a (trans)formação morfológica da paisagem do rio Capibaribe e do seu entorno e os significados das paisagens deste rio nos dias atuais para o setor imobiliário e os moradores da área delimitada que habitam em edificações multifamiliares. Tem-se como pressuposto que estas transformações são decorrentes, tanto das intervenções e regulações urbanas, promovidas pelo setor público, como das habitações multifamiliares verticalizadas, construídas pelo setor imobiliário, e que são viabilizadas de acordo com a demanda dos moradores desta área. Neste contexto, este trabalho visa a contribuir com a reflexão sobre as novas paisagens urbanas contemporâneas, cujas marcas são o resultado do conjunto de valores dos diversos grupos sociais caracterizadas por diferentes crenças, utopias e interesses
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2965
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo174_1.pdf8.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.