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Título : O significado cultural do consumo de música popular ao vivo (show) a partir da experiência vivenciada pelo consumidor
Autor : ALVES, Heitor de Lima
Palabras clave : Marketing; Eventos musicais; Festivais de música; Comportamento do consumidor
Fecha de publicación : 22-feb-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Os objetos de consumo carregam funções comunicativas que expressam valores culturais dos seus consumidores. Essas funções comunicativas tratam de uma rede de significados que a cultura associa aos objetos de consumo. Com o objetivo de identificar qual o significado cultural da experiência de consumo de música popular ao vivo, este estudo interpreta o consumo de shows por essas funções comunicativas, com o intuito de aprofundar a compreensão dos valores socioculturais e hábitos de consumo tangenciais, dos consumidores dessa modalidade musical. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa básica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante, sendo os dados coletados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que os eventos de música ao vivo são um tipo de consumo experiencial de cunho escapista ou de entretenimento. Servem à sociedade a medida que proporcionam prazer, enriquecimento cultural e renovação emocional aos seus consumidores, além de celebrar a coesão de grupos que comungam os mesmos valores socioculturais. Além desses aspectos, o significado cultural está imbuído de seus patrimônios tribais, dando a esses indivíduos a oportunidade de expressarem mais abertamente sua personalidade e serem aceitos por quem são, fortalecendo a tolerância entre os pares e enriquecendo o desenvolvimento cultural das sociedades. Este estudo contribui com as pesquisas do comportamento do consumidor ao perceber que a literatura que investiga os significados culturais do consumo não se adequa a qualquer bem de consumo, como no caso objeto dessa pesquisa, além de ressaltar que os significados do consumo desse tipo de serviço varia de acordo com o estilo de música e consumidor.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29609
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

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