Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29609
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Francisco Vicente Sales | - |
dc.contributor.author | ALVES, Heitor de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-08T15:09:40Z | - |
dc.date.available | 2019-03-08T15:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29609 | - |
dc.description.abstract | Os objetos de consumo carregam funções comunicativas que expressam valores culturais dos seus consumidores. Essas funções comunicativas tratam de uma rede de significados que a cultura associa aos objetos de consumo. Com o objetivo de identificar qual o significado cultural da experiência de consumo de música popular ao vivo, este estudo interpreta o consumo de shows por essas funções comunicativas, com o intuito de aprofundar a compreensão dos valores socioculturais e hábitos de consumo tangenciais, dos consumidores dessa modalidade musical. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa básica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante, sendo os dados coletados analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Observou-se que os eventos de música ao vivo são um tipo de consumo experiencial de cunho escapista ou de entretenimento. Servem à sociedade a medida que proporcionam prazer, enriquecimento cultural e renovação emocional aos seus consumidores, além de celebrar a coesão de grupos que comungam os mesmos valores socioculturais. Além desses aspectos, o significado cultural está imbuído de seus patrimônios tribais, dando a esses indivíduos a oportunidade de expressarem mais abertamente sua personalidade e serem aceitos por quem são, fortalecendo a tolerância entre os pares e enriquecendo o desenvolvimento cultural das sociedades. Este estudo contribui com as pesquisas do comportamento do consumidor ao perceber que a literatura que investiga os significados culturais do consumo não se adequa a qualquer bem de consumo, como no caso objeto dessa pesquisa, além de ressaltar que os significados do consumo desse tipo de serviço varia de acordo com o estilo de música e consumidor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Eventos musicais | pt_BR |
dc.subject | Festivais de música | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.title | O significado cultural do consumo de música popular ao vivo (show) a partir da experiência vivenciada pelo consumidor | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308985407673888 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6073389370524247 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The consumer goods carries communicative functions that express cultural values from its consumers. These functions deal with a network of meanings which the culture associates to consumer goods. Therefore, this study sees live show consumption by these communicative functions, aiming to deepen the comprehension of the socio-cultural values and the tangential consumer habits from the live music consumers. In this sense, the goal of this dissertation was to identify what is the cultural meaning of the live consumption of popular music. Using a qualitative research, semi-structured interviews and participant observations were done in live music events. The collected data was analyzed by content analysis technique. Based on the analyzed data, it was observed that live music events are a type of experiential consumption from either escapist or entertainment nature. They serve society while they constitute pleasure, cultural enrichment and emotional renewal to its consumers, also celebrating cohesion of groups that share same socio-cultural values. Beyond these aspects, the cultural meaning is involved from its tribal assets, giving these individuals the opportunity to express openly their personality and being accepted for what they are, strengthening the tolerance between pairs and contributing to the cultural development of the societies. This study contributes to consumer behavior research by realizing that the literature that investigates the cultural meanings of consumption does not fir any consumer good, as in the case of tis reaserch. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Heitor de Lima Alves.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons