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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29603

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Lúcia Leitão-
dc.contributor.authorESPOSITO, Daniella Felipe-
dc.date.accessioned2019-03-08T13:33:22Z-
dc.date.available2019-03-08T13:33:22Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29603-
dc.descriptionSANTOS, Lúcia Leitão, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Lúciapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa mostrar que o patrimônio cultural, notadamente o ambiente construído do Bairro do Recife e seu entorno, focando a região lindeira à frente d’água, está sendo tratado sob a lógica do desenvolvimento urbano contemporâneo, lógica empresarial do planejamento estratégico, passando a ser visto e utilizado como mercadoria a ser consumida; um grande nicho de mercado onde o conceito de “Cidade Genérica” pode ser perfeitamente aplicado. O Bairro foi escolhido como o elemento focal desta pesquisa, por resguardar a pedra fundamental da cidade, lugar primeiro, inicialmente como ancoradouro e posteriormente como cidade portuária, originando a atual cidade do Recife. No entanto, apesar da sua importância enquanto célula-mater da cidade, ao longo dos anos, especialmente a partir do final do século XIX, início do século XX, tem passado por inúmeras transformações, de diversos níveis e escalas. Esse fato teve início com questões relativas às atividades ligadas ao Porto: engenhos de açúcar e indústrias têxteis, as últimas necessitando de equipamentos mais modernos, para que a cidade e, ou, o Estado se tornasse um polo nesse setor. A área passou por momentos de degradação, por inúmeros motivos. Acredita-se que o tipo das atividades desenvolvidas, consideravelmente específicas e para um público restrito, contribuiu para a situação. Assim, não era atrativa como destino final, tampouco como residência à população diversificada, mas a grupo definido representado no geral por trabalhadores de instituições públicas, portuários, prostitutas, etc. Recentemente, momentos de ascensão motivados pela “redescoberta” e investimento no local, promoveram um novo tipo de ocupação: i. plano de Revitalização do Bairro do Recife, tendo como polos de lazer as Ruas do Bom Jesus e do Apolo; ii. implantação do Projeto Porto Digital, trazendo um parque tecnológico de referência nacional e mundial; iii. inserção de infraestrutura, a exemplo da abertura da Avenida Alfredo Lisboa, permitindo a circulação de veículos para e pelo Bairro. Sem incentivo governamental, mas não menos importante, houve a criação do Polo Moeda, onde teve início o movimento MangueBeat, mantendo-se até hoje. Atualmente o Bairro passa por mais um momento de transformação, dado pelo projeto intitulado Porto Novo Recife, que realiza intervenções em edificações que serviam ao porto. Sua localização em área estratégica da cidade – central e lindeira à frente d’água – atrai os interesses de investidores, fazendo com que empreendedores, incentivados pelo governo local, invistam na cidade, criando um novo polo terciário, que sirva a uma camada da população não elencada pelos antigos moradores e frequentadores do lugar, mas por outra classe social da cidade e pelos turistas, que podem consumir o que é ofertado, incluindo-se nesse consumo áreas de uso público na sua essência, de valor cultural. Diante disso, observa-se que as alterações realizadas no lugar, focando-se nas mais recentes, não levam em conta importantes pressupostos da Conservação Integrada, passando a ser enfatizado o Urbanismo Contemporâneo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectConservaçãopt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectCity Marketingpt_BR
dc.titleIntervenções no Bairro do Recife sob a lógica do city marketing: o caso do Projeto Porto Novopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2795203319536955pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190250269877536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis present study aims to demonstrate that the cultural heritage, notably to what concerns the built environment of the Recife neighborhood and its surroundings, highlighting the nearby region facing the water, is being treated under the contemporary urban development light, business logic of strategic planning, is now seen and dealt like a good to be consumed; a great market niche where the concept of “generic city” could perfectly be applied. The Recife neighborhood was chosen as the focal element of the research, for safeguarding the foundation stone of the city, the first place, initially an anchorage and later a port town, became the present-day city of Recife. However, despite its importance of being the city’s cell-mater over the years, specially from the end of the 19ᵗʰ century and the beginning 20ᵗʰ century, the city has been through countless transformations, in different levels and scale. The fact began with port related activities: sugar mills, and the textile industry, the later needed more modern equipment, in order to the city and, or the state become an important production center for the sector of the economy. The area has past trough moments of degradation, for countless reasons. It is believed that the activities developed, considerably specific and for a restricted public, contributed to the situation. Hence, it was neither attractive as final destination, nor for residence to a diverse population, but for a group generally represented by the workers of public institutions, port workers, prostitutes, etc. Recently, moments of ascension motivated by the “rediscovery” and local investment, promoted a new type of occupation: i. Revitalization plan of Recife neighborhood, made leisure centers of Bom Jesus and Apolo streets; ii. Deployment of the “Digital Port Project”, attracting a technological park reference nationally and worldwide, enabled the renovations of the buildings; and iii. the development of infrastructure, as an example, the opening of the Alfredo Lisboa Avenue, which allowed mobility for vehicles for and through the neighborhood. Without governmental subsides, but not less important, there was the creation of the “Polo da Moeda”, where MangueBeat movement started, and remains to this day. Currently the neighborhood is going through a transformation moment, given the project entitled “New Recife Port”, which makes interventions in the buildings that served the port. Its location is in a strategic area for the city – central and facing the water – attracts investors, making entrepreneurs, encouraged by the local government, to invest in the city, creating a new center for the tertiary industry, that attends a layer of the population not related to the previous residents and frequenters of the area, but the other social class of the city and the tourists, who can afford what is offered, including in this consumer areas a public use in its essence, and cultural value. In the light of this, it’s registered that the alterations made in mentioned neighborhood, focusing on the most recent ones, not taking into account important assumptions of the Integrated Conservation, emphasizing the contemporary urbanism.pt_BR
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