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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573
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Título: | A mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambuco |
Autor(es): | ELIAS, Carlos Augusto |
Data do documento: | 29-Fev-2012 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Essa dissertação procura entender quais as percepções dos futuros condutores quanto ao crescente uso de formas individuais motorizadas de deslocamento, especialmente por automóvel e motocicleta em detrimento do transporte público de massas, buscando compreender as variáveis dessa motivação. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos, procurar conhecer qual o perfil dos futuros condutores sujeitos à primeira habilitação, qual a dimensão da vontade de utilização dos modos motorizados públicos e privados de transporte, e se o automóvel e a motocicleta são percebidos apenas como possíveis soluções aos problemas do transporte público. Busca adicionalmente conhecer como o transporte público é visto, como se dá sua utilização e quais as formas que esses futuros condutores se deslocam e pretendem se deslocar após habilitados. A literatura automotiva demonstra quão importante para sociedade moderna foi a invenção dos primeiros veículos automotores e como as distâncias foram reduzidas depois do surgimento e utilização em grande escala desses veículos. O referencial teórico é baseado nos elementos e na importância que a mobilidade urbana possui na vida das pessoas e das cidades. O estudo empírico foi realizado em Recife-PE com candidatos à primeira habilitação no Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) nas categorias “A” – apenas motocicletas, “B” – apenas automóveis e “AB” contemplando os dois tipos de veículos descritos. Como análise dos resultados conclui-se que (i) uma maioria era usuária do transporte público, intencionam deixar o automóvel e a motocicleta em casa, caso já o tenham ou adquiram se o transporte coletivo apresentasse melhor nível de serviço. Apesar disso, uma parcela dos usuários é cativa do carro e da moto e nada de positivo realizado no transporte coletivo os fariam mudar de modal; (ii) que apesar da crescente produção e comercialização das motocicletas, a população pesquisada demonstrou uma enorme aversão em utilizar motos; (iii) as principais características negativas do transporte público sob a ótica da maioria da população pesquisada é inversamente proporcional às opções de escolha para utilização de carros; (iv) o gênero é um fator que influencia na predominância da característica “independência” apontada mais pelas mulheres do que pelos homens na escolha do modo individual de transporte. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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