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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIA, Maria Leonor Alves-
dc.contributor.authorELIAS, Carlos Augusto-
dc.date.accessioned2019-03-07T21:19:38Z-
dc.date.available2019-03-07T21:19:38Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29573-
dc.description.abstractEssa dissertação procura entender quais as percepções dos futuros condutores quanto ao crescente uso de formas individuais motorizadas de deslocamento, especialmente por automóvel e motocicleta em detrimento do transporte público de massas, buscando compreender as variáveis dessa motivação. Dessa forma, a pesquisa tem como objetivos, procurar conhecer qual o perfil dos futuros condutores sujeitos à primeira habilitação, qual a dimensão da vontade de utilização dos modos motorizados públicos e privados de transporte, e se o automóvel e a motocicleta são percebidos apenas como possíveis soluções aos problemas do transporte público. Busca adicionalmente conhecer como o transporte público é visto, como se dá sua utilização e quais as formas que esses futuros condutores se deslocam e pretendem se deslocar após habilitados. A literatura automotiva demonstra quão importante para sociedade moderna foi a invenção dos primeiros veículos automotores e como as distâncias foram reduzidas depois do surgimento e utilização em grande escala desses veículos. O referencial teórico é baseado nos elementos e na importância que a mobilidade urbana possui na vida das pessoas e das cidades. O estudo empírico foi realizado em Recife-PE com candidatos à primeira habilitação no Departamento de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) nas categorias “A” – apenas motocicletas, “B” – apenas automóveis e “AB” contemplando os dois tipos de veículos descritos. Como análise dos resultados conclui-se que (i) uma maioria era usuária do transporte público, intencionam deixar o automóvel e a motocicleta em casa, caso já o tenham ou adquiram se o transporte coletivo apresentasse melhor nível de serviço. Apesar disso, uma parcela dos usuários é cativa do carro e da moto e nada de positivo realizado no transporte coletivo os fariam mudar de modal; (ii) que apesar da crescente produção e comercialização das motocicletas, a população pesquisada demonstrou uma enorme aversão em utilizar motos; (iii) as principais características negativas do transporte público sob a ótica da maioria da população pesquisada é inversamente proporcional às opções de escolha para utilização de carros; (iv) o gênero é um fator que influencia na predominância da característica “independência” apontada mais pelas mulheres do que pelos homens na escolha do modo individual de transporte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleA mobilidade urbana e a crescente utilização do transporte individual motorizado: a percepção de futuros condutores de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8055991217474226pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5541333217408107pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation seeks to understand the perceptions of future drivers about the increasing use of individual motorized forms of travel, especially by car and motorcycle at the expense of public transport mass, trying to understand the variables that motivation. Thus, the research aims, seeking to know what the profile of future drivers subject to first enable the size of which will use motorized modes of public and private transport, and the car and the motorcycle are only perceived as potential solutions the problems of public transport. Searching additionally known as public transport is seen as giving up their use and ways that these future drivers moving and want to move after enabled. The automotive literature shows how important to modern society was the invention of the first automobile and how the distances were reduced after emergence and large-scale use of these vehicles. The theoretical framework is based on the elements and importance of urban mobility has on people's lives and cities. The empirical study was conducted in Recife-PE with the first qualification candidates in DETRAN of Pernambuco in categories "A" - just motorcycles, "B" - just cars and "AB" contemplating the two types of vehicles described. As analysis of the results it is concluded that (i) a majority were users of public transport, intend to leave the car and motorcycle at home, where they already have or acquire if the mass transit submit better level of service. Nevertheless, a portion of users is captive of the car and the bike and nothing positive accomplished in the public transport modal would change, (ii) that despite the increased production and marketing of motorcycles, the population studied showed a huge aversion to using bikes, (iii) the main negative features of public transport from the perspective of the majority of the surveyed population is inversely proportional to the options for car use, (iv) gender is a factor that influences the predominant characteristic "independence" pointed more by women than by men in the choice of the individual mode of transport.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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