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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29519

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Title: Constituição da pessoa ogã no Xangô/Candomblé do Recife (o modelo nagô do Ilê Obá Aganjú Okoloyá
Authors: LIMA, Pedro Henrique de Oliveira Germano de
Keywords: Antropologia; Religião; Cultos afro-brasileiros; Candomblé; Xango (Orixá)
Issue Date: 19-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O Xangô, religião de matriz africana presente em Pernambuco, é uma religião que “constitui” pessoas num longo processo chamado de iniciação, assim ocorre no Ilê Obá Aganjú Okoloyá (IOAO), terreiro de tradição nagô do Recife e campo empírico dessa pesquisa. Ao ingressarem na hierarquia religiosa do IOAO os fiéis tem seus “dons” identificados pelo jogo de búzios e, a partir daí, são encaminhados aos rituais específicos que contribuem para a atualização de suas características sagradas. Da identificação do “dom” ou pelo “dom”, a pessoa começa a participar dos rituais de forma específica e dessa forma de participação deriva o reconhecimento da comunidade sobre a pessoa. De acordo com o que foi percebido em trabalho de campo realizado entre 2013 e 2015, a iniciação como ritual cumpre apenas com uma etapa da constituição da pessoa e não se restringe ao ritual de saída de yawô (para os “rodantes”) ou “confirmação” (no caso dos ogãs). A iniciação ritual precisa ser ampliada/completada, porém nunca substituída, pela participação do fiel nos diversos rituais do terreiro. Assim sendo, destacamos neste artigo a trama que existe entre o “dom” e a atualização dos “dons” pessoais pelos rituais de iniciação e pela participação que os estabelecem com/nos rituais do terreiro. A pessoa como entendemos então, é um compósito de forças contidas em objetos, sons, lugares, performances/modos de fazer, atualizado em eventos e rituais, nos quais a participação lhes confere o reconhecimento necessário para reforçar seus “dons” individuais. Concluímos que a pessoa ogã no IOAO é constituída/instituída misticamente pelos dons (impostos pelos orixás), e ritualmente – e por isso socialmente – pela iniciação (conduzidos pelos orixás e pelo terreiro como um todo) e participação nos e com os rituais dirigidos ao seu orixá individual e, ainda, demais rituais do terreiro.
Description: LIMA, Pedro Henrique de Oliveira Germano de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GERMANO, Pedro
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29519
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Antropologia

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