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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29519
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Título: | Constituição da pessoa ogã no Xangô/Candomblé do Recife (o modelo nagô do Ilê Obá Aganjú Okoloyá |
Autor(es): | LIMA, Pedro Henrique de Oliveira Germano de |
Palavras-chave: | Antropologia; Religião; Cultos afro-brasileiros; Candomblé; Xango (Orixá) |
Data do documento: | 19-Fev-2016 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O Xangô, religião de matriz africana presente em Pernambuco, é uma religião que “constitui” pessoas num longo processo chamado de iniciação, assim ocorre no Ilê Obá Aganjú Okoloyá (IOAO), terreiro de tradição nagô do Recife e campo empírico dessa pesquisa. Ao ingressarem na hierarquia religiosa do IOAO os fiéis tem seus “dons” identificados pelo jogo de búzios e, a partir daí, são encaminhados aos rituais específicos que contribuem para a atualização de suas características sagradas. Da identificação do “dom” ou pelo “dom”, a pessoa começa a participar dos rituais de forma específica e dessa forma de participação deriva o reconhecimento da comunidade sobre a pessoa. De acordo com o que foi percebido em trabalho de campo realizado entre 2013 e 2015, a iniciação como ritual cumpre apenas com uma etapa da constituição da pessoa e não se restringe ao ritual de saída de yawô (para os “rodantes”) ou “confirmação” (no caso dos ogãs). A iniciação ritual precisa ser ampliada/completada, porém nunca substituída, pela participação do fiel nos diversos rituais do terreiro. Assim sendo, destacamos neste artigo a trama que existe entre o “dom” e a atualização dos “dons” pessoais pelos rituais de iniciação e pela participação que os estabelecem com/nos rituais do terreiro. A pessoa como entendemos então, é um compósito de forças contidas em objetos, sons, lugares, performances/modos de fazer, atualizado em eventos e rituais, nos quais a participação lhes confere o reconhecimento necessário para reforçar seus “dons” individuais. Concluímos que a pessoa ogã no IOAO é constituída/instituída misticamente pelos dons (impostos pelos orixás), e ritualmente – e por isso socialmente – pela iniciação (conduzidos pelos orixás e pelo terreiro como um todo) e participação nos e com os rituais dirigidos ao seu orixá individual e, ainda, demais rituais do terreiro. |
Descrição: | LIMA, Pedro Henrique de Oliveira Germano de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GERMANO, Pedro |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29519 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Antropologia |
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