Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484
Comparte esta pagina
Título : | Análise imagética do conceito de célula em vídeos do “you tube” e suas implicações para aprendizagem |
Autor : | SILVA, Angelina Xavier da |
Palabras clave : | Biologia – Estudo e Ensino; Aprendizagem; Teoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídia; Recursos Educacionais |
Fecha de publicación : | 15-jul-2015 |
Citación : | SILVA, A. X. |
Resumen : | O conceito de célula apresenta um caráter abstrato e que entre outros condicionantes dificulta a sua abordagem em sala de aula. Visando diminuir os obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem conceitual, o uso de vídeos tem sido um recurso significativo no campo da biologia. Alguns vídeos em caráter educacional são compartilhados no site “You Tube” e utilizados por professores e estudantes para compreensão do conceito. Contudo, muitos podem apresentar ideias deturpadas, visto que são idealizações dos sujeitos e trazem consigo elementos imaginários e simbólicos. A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem imagética nos vídeos compartilhados do “You Tube” e suas implicações para a aprendizagem do conceito de célula subsidiado pela Teoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Dessa forma, foi selecionado um total de cinco vídeos e analisados sobre a ótica de sete princípios da teoria. Observamos que todos os vídeos apresentaram desvios, sendo o princípio da imagem e da sinalização com maior evidência. Logo, os vídeos são importantes no processo de aprendizagem conceitual, mas requer atenção quanto à presença de elementos imagéticos, pois nem todos os vídeos se apresentaram adequados para o ensino e a aprendizagem do conceito. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Angelina Xavier da.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons