Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Angelina Xavier da-
dc.date.accessioned2019-02-26T20:19:47Z-
dc.date.available2019-02-26T20:19:47Z-
dc.date.issued2015-07-15-
dc.date.submitted2019-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, A. X.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29484-
dc.description.abstractO conceito de célula apresenta um caráter abstrato e que entre outros condicionantes dificulta a sua abordagem em sala de aula. Visando diminuir os obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem conceitual, o uso de vídeos tem sido um recurso significativo no campo da biologia. Alguns vídeos em caráter educacional são compartilhados no site “You Tube” e utilizados por professores e estudantes para compreensão do conceito. Contudo, muitos podem apresentar ideias deturpadas, visto que são idealizações dos sujeitos e trazem consigo elementos imaginários e simbólicos. A pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem imagética nos vídeos compartilhados do “You Tube” e suas implicações para a aprendizagem do conceito de célula subsidiado pela Teoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM). Dessa forma, foi selecionado um total de cinco vídeos e analisados sobre a ótica de sete princípios da teoria. Observamos que todos os vídeos apresentaram desvios, sendo o princípio da imagem e da sinalização com maior evidência. Logo, os vídeos são importantes no processo de aprendizagem conceitual, mas requer atenção quanto à presença de elementos imagéticos, pois nem todos os vídeos se apresentaram adequados para o ensino e a aprendizagem do conceito.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – Estudo e Ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeoria da Cognitivista da Aprendizagem Multimídiapt_BR
dc.subjectRecursos Educacionaispt_BR
dc.titleAnálise imagética do conceito de célula em vídeos do “you tube” e suas implicações para aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe concept of cell has an abstract character and that among other constraints hinders their approach in the classroom. Aiming to reduce the obstacles in teaching and conceptual learning process, the use of videos has been a significant resource in the field of biology. Some videos in educational nature are shared on the site "You Tube" and used by teachers and students to understand the concept. However, many may have distorted ideas, as they are idealizations of the subject and bring with them imaginary and symbolic elements. . The survey aimed to analyze the imagery approach the shared videos of "You Tube" and its implications for the learning of cell concept subsidized by the Theory of Multimedia Learning Cognitivist (TCAM). Thus, it selected five videos and analyzed on the perspective of seven principles of the theory. We note that all videos showed deviations, and the principle of image and signaling more clearly. Thus, the videos are important in the conceptual learning process, but it requires attention for the presence of imagistic elements, as not all videos presented suitable for teaching and learning concept.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Angelina Xavier da.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons