Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29383

Share on

Title: Audiobook com audiodescrição, uma ferramenta no ensino de anatomia: relato de experiência
Authors: SOUZA, Elizandra da Silva
Keywords: Audiodescrição; Anatomia; Educação Inclusiva
Issue Date: 6-Dec-2018
Citation: SOUZA, E. S.
Abstract: A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar tem sido crescente. No campo da deficiência visual, as tecnologias assistivas (TAs) têm se mostrado satisfatórias no processo de ensino e aprendizagem, principalmente a audiodescrição (AD) que consiste em traduzir imagens em palavras, construindo descrições de forma clara e objetiva de informações compreendidas visualmente. Entretanto, este recurso é pouco explorado no quesito de imagens, não havendo nenhuma AD de imagens em livros didáticos. Assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um ―Audiobook com audiodescrição‖, com enfoque na descrição de imagens de peças anatômicas humanas do primeiro capítulo do livro didático ―Anatomia Humana, Texto e Atlas‖. Os procedimentos metodológicos da AD consistiram em três momentos: 1) pesquisa e estudo; 2) notas proêmias e 3) audiodescrição. A descrição das imagens foi realizada seguindo um roteiro pré- estabelecido, o qual elenca as principais categorias que devem ser utilizadas para análise de imagens estáticas. As gravações da narração do texto e da audiodescrição das imagens foram realizadas no estúdio de gravação nas dependências da Universidade Federal de Pernambuco. Ao todo foram gravados 90 minutos de áudio bruto, sendo posteriormente submetido à decupagem para retirar as partes com imperfeições e unir as partes com qualidade apropriada. Os trechos do áudio com falhas irrecuperáveis foram regravados e inseridos no arquivo final. Por fim, foi feita a estabilização do áudio para melhorar a sonoridade e diminuir a percepção dos cortes e sua conversão para o formato MP3. A construção do protótipo de um audiobook com audiodescrição de ilustrações anatômicas abre uma nova perspectiva para o ensino/aprendizagem de estudantes universitários com deficiência visual e serve exemplo para que outros livros possam ser convertidos no formato de áudio. É necessária a validação deste recurso para que novas adaptações sejam realizadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29383
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA, ELIZANDRA DA SILVA.pdf4,8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons