Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29217
Comparte esta pagina
Título : | Influência da educação física na educação infantil sobre o desenvolvimento motor |
Autor : | SILVA, Artur Lima da |
Palabras clave : | Educação Física e Treinamento; Educação Infantil; Desempenho Psicomotor |
Fecha de publicación : | 30-nov-2018 |
Citación : | SILVA, A. L. |
Resumen : | O objetivo desse estudo foi entender a importância do professor de Educação Física atuando na Educação Infantil e como ele pode contribuir para o Desenvolvimento Motor de crianças em idade pré-escolar. Foi realizada uma revisão de literatura (narrativa), utilizando as bases de dados Lilacs e SciELO, como palavras chave foram utilizadas: Educação Física, Educação Infantil e Desenvolvimento Motor Foram encontrados 846 artigos que foram analisados primeiramente pela leitura do título, depois resumo e por fim lidos completamente aqueles que se adequaram ao tema, sendo discutidos aqueles que foram selecionados. Ao fim do processo de leitura e seleção dos artigos, restaram 3 artigos provenientes das duas bases de dados dos quais 1 era um estudo comparativo do desenvolvimento motor de alunos que tinham aula de Educação Física com professor de Educação Física com o desenvolvimento motor de alunos que tinham aula com o professor generalista. Outro artigo comparava a competência motora de alunos de escola pública e de escola particular, mostrando a interferência do ambiente no desenvolvimento motor de alunos. Por fim, o ultimo dos três trazia informações obtidas por enquete feita com professores a respeito do trabalho com a Educação Física, tendo como perguntas os conteúdos: formação profissional, existência do trabalho regular com a EF, concepções sobre os objetivos e conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, necessidade e tipo de acompanhamento pedagógico. Além desses três artigos, também foram adicionados artigos encontrados pelas referências, onde os dois faziam comparações de aulas com o professor de Educação Física e aulas com o professor generalista. A literatura mostra que o professor de Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento motor das crianças, através de práticas estruturadas e pensadas para garantir mudanças positivas no desempenho motor, dando a elas oportunidade de aprendizado e/ou aprimoramento das habilidades motoras fundamentais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29217 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, ARTUR LIMA DA.pdf | 930,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons