Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29217

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAGÃO, Raquel da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Artur Lima da-
dc.date.accessioned2019-02-18T20:23:57Z-
dc.date.available2019-02-18T20:23:57Z-
dc.date.issued2018-11-30-
dc.date.submitted2019-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, A. L.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29217-
dc.description.abstractO objetivo desse estudo foi entender a importância do professor de Educação Física atuando na Educação Infantil e como ele pode contribuir para o Desenvolvimento Motor de crianças em idade pré-escolar. Foi realizada uma revisão de literatura (narrativa), utilizando as bases de dados Lilacs e SciELO, como palavras chave foram utilizadas: Educação Física, Educação Infantil e Desenvolvimento Motor Foram encontrados 846 artigos que foram analisados primeiramente pela leitura do título, depois resumo e por fim lidos completamente aqueles que se adequaram ao tema, sendo discutidos aqueles que foram selecionados. Ao fim do processo de leitura e seleção dos artigos, restaram 3 artigos provenientes das duas bases de dados dos quais 1 era um estudo comparativo do desenvolvimento motor de alunos que tinham aula de Educação Física com professor de Educação Física com o desenvolvimento motor de alunos que tinham aula com o professor generalista. Outro artigo comparava a competência motora de alunos de escola pública e de escola particular, mostrando a interferência do ambiente no desenvolvimento motor de alunos. Por fim, o ultimo dos três trazia informações obtidas por enquete feita com professores a respeito do trabalho com a Educação Física, tendo como perguntas os conteúdos: formação profissional, existência do trabalho regular com a EF, concepções sobre os objetivos e conteúdos da Educação Física na Educação Infantil, necessidade e tipo de acompanhamento pedagógico. Além desses três artigos, também foram adicionados artigos encontrados pelas referências, onde os dois faziam comparações de aulas com o professor de Educação Física e aulas com o professor generalista. A literatura mostra que o professor de Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento motor das crianças, através de práticas estruturadas e pensadas para garantir mudanças positivas no desempenho motor, dando a elas oportunidade de aprendizado e/ou aprimoramento das habilidades motoras fundamentais.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física e Treinamentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesempenho Psicomotorpt_BR
dc.titleInfluência da educação física na educação infantil sobre o desenvolvimento motorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757653A9pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to understand the importance of the Physical Education teacher working in Early Childhood Education, and how it can contribute to the Motor Development of pre-school children. A literature review (narrative) was carried out, using the Lilacs and SciELO databases, as key words were used: Physical Education, Infant Education and Motor Development. We found 846 articles that were analyzed first by reading the title, then abstract and those that adapted to the theme were read completely and those that were selected are discussed. At the end of the process of reading and selecting articles, there were 3 articles from the two databases, 1 of which was a comparative study of the motor development of students who had a Physical Education class with Physical Education teacher with the motor development of students who had a class with a general teacher. Another article compared the motor competence of public school and private school students, showing the interference of the environment in the motor development of students. The last of the three articles brought information obtained by a survey made with teachers regarding the work with Physical Education, having as questions the contents: professional training, existence of regular work with PE, conceptions about the objectives and contents of Physical Education in Early Childhood Education, need and type of pedagogical accompaniment. In addition to these three articles, it was also added articles found in the references, where the two articles added also made comparisons of classes with the Physical Education teacher and classes with a general teacher. The literature shows that the Physical Education teacher can contribute to children's motor development through structured practices designed to ensure positive changes in children's motor performance, giving them an opportunity to learn and / or improve basic motor skills.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, ARTUR LIMA DA.pdf930,87 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons