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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29214
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Title: | O processo de produção de autoria do sujeito-aluno: interfaces entre os espaços virtual e escolar |
Authors: | SILVA, Shirleide Bezerra da |
Keywords: | Discurso; Autoria; Textos argumentativos; Facebook. |
Issue Date: | 31-Aug-2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade moderna, capitalista, vêm atualmente ganhando espaço também no ambiente escolar. Os alunos passaram a se comunicar com mais intensidade no espaço virtual e, aos poucos, algumas escolas vêm utilizando esse ambiente, sobretudo o das redes sociais, como espaço de interlocução, em que se pode favorecer a produção textual. Nesse contexto, este estudo versou sobre o processo de autoria na produção de textos argumentativos de estudantes da rede pública estadual de Pernambuco, produzidos nas aulas de língua portuguesa, tanto na sala de aula como no Facebook. Partimos, assim, dos seguintes questionamentos para a construção dessa pesquisa: Os alunos da Escola Pública, ao utilizarem o Facebook, trazem, em relação às produções realizadas para o ambiente escolar, indícios de autoria? Eles assumem a função-autor? Como se dá o efeito de autoria? Para responder a essas indagações, construímos um estudo com o objetivo de investigar o processo de autoria do sujeito-aluno ao produzir textos argumentativos nas aulas de Língua Portuguesa no Facebook e no espaço da sala de aula. Para tanto, tomamos como norte a teoria da Análise do Discurso francesa, na perspectiva peucheuxtiana enfatizando as noções de sujeito, sentido, interpretação, autoria, leitura e escrita nos ambientes escolar e virtual. Os resultados apontaram para a assunção da autoria dos sujeitos-aluno, uma vez que eles ocupam, em suas produções, tanto a função como a posição-autor em graus menor e médio de autoria. No entanto, apenas os discursos materializados no Facebook, como os comentários e a discussão entre os sujeitos, estão inscritos na escritoralidade, causando, assim, um efeito de autoria. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29214 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
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